6 sobrenomes que são comuns e nem todos que têm eles sabem do significado

Em meio à familiaridade desses sobrenomes, há mistérios que envolvem suas definições e muitos desconhecem

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Certidão de nascimento simbolizando sobrenomes que são comuns
(Foto: Ilustração/Pinterest)

Os nomes de família carregam consigo uma rica história e significado, mas há casos de sobrenomes que são comuns e escondem significados que passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Em meio à familiaridade desses sobrenomes, há mistérios que envolvem suas definições, pois muitos desconhecem as origens de como são chamados.

Ao explorar aquilo que está por trás desses títulos comuns, podemos desvendar as histórias fascinantes em torno das vidas de nossos antepassados.

6 sobrenomes que são comuns e nem todos que têm eles sabem do significado

1. Silva

Este é um dos mais utilizados em países de língua portuguesa, especialmente no Brasil, mas apesar da constante presença, muitos não sabem que “Silva” tem origens latinas e significa “floresta” ou “selva”.

Sua popularidade está relacionada à história colonial e à presença de famílias antigas que possuíam vastas extensões de terras cobertas por matas.

2. Santos

Outro sobrenome frequentemente encontrado, “Santos”, quer dizer literalmente santos, ou seja, está ligado diretamente ao cristianismo.

Originou-se da tradição de adotar nomes religiosos ou ligados à devoção, indicando ancestralidade associada à fé cristã.

3. Oliveira

Tendo sua origem em uma árvore muito comum na região mediterrânea, a oliveira, a palavra tem raízes latinas e, ao longo do tempo, muitas famílias adotaram “Oliveira”.

Sendo assim, esse título familiar está ligado à agricultura, força e prosperidade.

4. Lima

Embora seja frequentemente associado à cidade peruana, “Lima” tem uma origem diferente.

Ele tem suas raízes na palavra latina, que vem de “limes”, que eram utilizados para proteger a fronteira, ou seja, tem associação direta à proteção e ao cuidado.

5. Costa

Encontrado em diversas regiões do país, “Costa” significa “costa” ou “litoral”, muitas vezes, era atribuído a famílias que viviam de atividades marítimas, como pescadores ou comerciantes.

Sendo também entrelaçada a sensação de liberdade e a força extrema vindas do mar.

6. Pereira

Por fim, este sobrenome tem origem no latim “peregrinus”, que significa “peregrino” ou “viajante”.

A adoção desse título familiar, pode estar relacionada a uma ancestralidade nômade ou a membros da família que se deslocaram de uma região para outra.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade