Entenda por que você deve desligar o Wi-Fi antes de sair de casa

Uma prática que contribui para a sua segurança, privacidade e economia de energia

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Pessoa segurando o celular simbolizando a importância de desligar o Wi-Fi
(Foto: Ilustração/Facebook)

Desligar o Wi-Fi antes de sair, pode parecer uma ação simples e até mesmo automática para muitas pessoas, mas entender os motivos por trás desse ato pode ser crucial nos dias de hoje.

Desativar a função antes de sair, não é apenas uma medida simples, mas também uma prática que contribui para a sua segurança, privacidade e economia de energia.

Ao adotar esse hábito, você não apenas protege os dispositivos, mas também promove uma abordagem mais consciente em relação ao uso de tecnologia.

Entenda por que você deve desligar o Wi-Fi antes de sair de casa

Embora pareça banal, o Wi-Fi do celular pode trazer impactos negativos para sua segurança pessoal e dos dados de navegação.

Tornar rotineiro o instinto de desligar a função do smartphone sempre que pisar fora de casa, pode evitar muita dor de cabeça, além de melhorar a vida útil do aparelho.

Primeiramente, ao desligar o Wi-Fi, você incentiva o uso de dados móveis e isso pode ser útil para evitar o consumo excessivo de redes públicas e garantir maior controle sobre os dados pessoais.

Afinal, especialistas recomendam evitar redes abertas ou públicas, e o uso dos dados móveis ajuda a não ficar desconectado.

Outro ponto importante a ser destacado, é a economia de bateria, fazendo o celular ficar carregado por mais tempo.

Assim, tendo impacto direto na saúde da bateria e vida útil do dispositivo, trazendo economia. Esse truque também é recomendado para a tecnologia bluetooth.

Mas o principal motivo para manter a função desabilitada é evitar os temidos hackers.

Desligar o Wi-Fi ajuda a proteger a segurança do seu smartphone, assim, será impossível se conectar involuntariamente a qualquer rede disponível.

Quando o Wi-Fi está ativado, seu dispositivo pode ser alvo de invasores ou hackers que procuram explorar vulnerabilidades.

Muitas vezes atacando os dados bancários ou expondo coisas íntimas na internet, pode parecer distante, mas esta é uma prática comum.

Assim você também preserva a privacidade, afinal, os dados permanecem não sendo compartilhados com qualquer rede disponível. Tome esse cuidado e evite problemas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.