A falta de vagas nos CMEI’s de Anápolis

Filas de espera crescem a cada dia, impedindo que mães trabalhadoras tenham onde deixar seus filhos na hora de ir para o emprego

Professor Marcos Professor Marcos -
Responsáveis estão enfrentando dificuldades para encontrar vagas nas creches. (Foto: Bruno Velasco/Secom)

De nada adianta construir obras faraônicas e não resolver os problemas centrais da vida das pessoas. Cuidar da população implica diretamente em atendê-la nas suas necessidades diretas.

A falta de vagas nos CMEI’s de Anápolis é um problema evidente. As filas de espera crescem a cada dia, impedindo que mães trabalhadoras tenham onde deixar seus filhos na hora de ir para o emprego.

Outro elemento é a perda de oportunidades de aprendizagem dessas crianças, que poderiam estar aprendendo desde muito cedo.

O Plano Municipal de Educação, em consonância com o PNE, aponta que deveríamos chegar em 2024 em Anápolis atendendo 50% da demanda de creche (0 a 3 anos de idade) e 100% da demanda de pré-escola (4 e 5 anos), mas ainda estamos longe de alcançar esse número.

Lembrando ainda que as normativas nacionais dizem que toda da educação infantil deve acontecer em tempo integral, ou seja, com os alunos passando todo o dia na escola.

A construção de novos CMEI’s será um desafio gigante para o próximo prefeito, tendo em vista a demanda gigantesca que temos represada hoje. Mais que números, são pessoas, são famílias, são crianças tendo seu direito negado!

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade