Entenda motivos que levou dezenas de homens a amputarem o pênis em Goiás

Cirurgia de remoção do órgão pode ser evitada com medidas corretas de prevenção

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Sala de cirurgia/ Médico
Sala de cirurgia. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás/ Marco Monteiro)

Embora o tema seja um tabu entre a população, um estudo do Ministério da Saúde (MS) revelou que um total de 41 goianos precisaram amputar o pênis em Goiás, entre os anos de 2013 e 2023.

Conforme o órgão nacional, existem alguns fatores que geram a necessidade de remoção cirúrgica do órgão.

O primeiro deles está justamente relacionado à falta de higiene. A limpeza inadequada da área pode favorecer o surgimento de doenças, incluindo o câncer.

Apesar de ser mais comum entre homens com mais de 50 anos, a neoplasia maligna também pode atingir a população mais jovem.

O surgimento da formação cancerígena também está relacionada à contaminação pelo papilomavírus humano (HPV), infecção transmitida sexualmente.

Por fim, o MS apontou que o câncer peniano acontece mais comumente em homens que não se submeteram à circuncisão – cirurgia que remove o prepúcio, pele que reveste a glande (a cabeça do pênis).

Prevenção

O órgão de Saúde destacou que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.

Sendo assim, a análise é feita através de uma biópsia, onde é retirado um fragmento de tecido de qualquer lesão peniana suspeita.

Quando diagnosticado por um médico especialista em estágio inicial, o câncer de pênis tem alta taxa de cura.

Por fim, o MS destacou que o tratamento do tumor pode ser feito totalmente no Sistema Único de Saúde (SUS), que é “estruturado para atender de uma forma integral e integrada os pacientes “.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade