Teste: quantas destas palavras você sabe o significado (só os mais inteligentes acertam)

Por serem complexas e com grafias diferenciadas, é comum que optemos por sinônimos, principalmente durante discursos informais

Gabriella Licia Gabriella Licia -
palavras
(Foto: Ilustração/Pexels/Castorly Stock)

Você acha que o seu vocabulário é rico o bastante? Existem algumas palavras que são pouquíssimo usadas no dialeto brasileiro e apenas as pessoas mais inteligentes e adeptas da leitura conseguem aderir e, obviamente, saber seus significados.

Por serem complexas e com grafias diferenciadas, é comum que optemos por sinônimos, principalmente durante discursos informais, como um diálogo com um amigo.

Mas vamos ao desafio: será que você consegue gabaritar a lista, conhecendo todas as palavras e provando que está com um vocabulário bem valorizado?

Confira a lista abaixo e, caso não reconheça nenhum, é bom recorrer às leituras, pois isso pode te fazer falta em algum momento.

Teste: quantas destas palavras você sabe o significado (só os mais inteligentes acertam)

1. Antediluviano

Refere-se a algo que é muito antigo, pré-diluviano, ou seja, datado de uma época anterior ao grande dilúvio, citado na religião cristã.

Muitos escritores, até os dias atuais, gostam de mencionar o termo para se referir a algo que aconteceu há bastante tempo.

2. Sibilino

Refere-se a algo que é enigmático, de difícil compreensão, muitas vezes expresso de forma misteriosa.

3. Pleonasmo

Trata-se de uma figura de linguagem da gramática brasileira e está relacionado ao uso desnecessário de palavras que repetem a mesma ideia, como “subir para cima” ou “entrar para dentro”. Pode também se referir a redundâncias em expressões.

4. Inexorável

Algo que é implacável, inflexível, que não pode ser evitado ou impedido.

Alguns sinônimos comuns são: inabalável, rígido e certeiro.

5. Efervescente

Descreve algo que está agitado, borbulhante, ou alguém com entusiasmo e vivacidade.

Esse é mais conhecido devido ao uso recorrente de bicarbonato de sódio com outras substâncias, como o limão ou o vinagre. Ao misturar os itens, cria-se um acúmulo de bolhas – chamado efeito efervescente.

6. Quinquagenário

Refere-se a uma pessoa que tem entre 50 e 59 anos de idade. Essa palavra faz parte de uma série que designa faixas etárias específicas, como “trintão”, “quarentão”, etc.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.