Funcionários federais da Saúde e Educação podem entrar de greve em Goiás

Trabalhadores pressionam Poder Executivo para que seja feito um reajuste salarial e reestruturação de carreira para a categoria

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Professores de universidades e institutos federais entram em greve
Servidores da Saúde e Educação podem fazer greve em Goiás. (Foto: Divulgação/Sint-IFESGO)

Os servidores públicos das áreas de saúde e educação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de Goiás podem acabar entrando em greve nas próximas semanas. Isso porque eles estão pressionando o Governo Federal para um reajuste salarial e reestruturação de carreira.

A movimentação será realizada em âmbito nacional e tem como objetivo fazer com que o Poder Executivo apresente propostas razoáveis para as reivindicações da categoria.

Caso os interesses da classe não sejam atendidos, diferentes instituições de ensino e saúde de todo o país podem ter as atividades paralisadas parcialmente.

Dessa forma, locais em Goiás como o Hospital das Clínicas (HC), Faculdade de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTESP), Hospital Veterinário (HV) – todos ligados à Universidade Federal de Goiás (UFG) – devem ter os serviços afetados.

A próxima rodada de negociações com o Governo Federal está marcada para quinta-feira (22). Na mesma data, os servidores irão realizar uma caravana para Brasília, de forma a pressionar por uma proposta favorável.

Com isso, os técnicos administrativos da Saúde vão paralisar parcialmente, enquanto os da Educação vão parar totalmente por 24h.

Após o encontro, caso um acordo que satisfaça a todos não seja firmado, aí sim será levado adiante um movimento de greve.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade