6 palavras que apenas pessoas inteligentes conseguem usar corretamente

É preciso ter um conhecimento aprofundado, ler bastante e se informar sobre o vocabulário português expansivo para conhecê-las

Gabriella Licia Gabriella Licia -
6 palavras que apenas pessoas inteligentes conseguem usar corretamente
(Foto: Reprodução/MART PRODUCTION/Pexels)

Há algumas palavras que somente as pessoas mais inteligentes conseguem usar corretamente, empregando-as em frases com nexo e, claro, saberão exatamente o significado de cada uma.

Isso porque elas não são tão comuns no dialeto informal. É preciso ter um conhecimento aprofundado, ler bastante e se informar sobre o vocabulário expansivo português para conhecê-las.

Ficou curioso e quer saber que termos são esses? Então confira a lista que separamos logo abaixo. Se você conhecer quatro ou mais, pode se considerar alguém acima da média, pois a grande maioria sequer sabe da existência dessas palavras. Olha só!

6 palavras que apenas pessoas inteligentes conseguem usar corretamente:

1. Obnubilar

A primeira da lista é a palavra ‘obnubilar’. Pouco comentada no dia a dia, ela significa: “ofuscar ou tornar obscuro”. Provém do latim e faz referência a ‘cobrir com nuvem e escurecer’.

2. Perspicaz

Já a segunda palavra pode ser um pouco mais frequente que as demais, mas ainda sim nem todo mundo sabe empregá-la certo nas frases. Perspicaz significa ‘ter perspicácia; ser agudo e observador’.

3. Inefável

A terceira da lista é mais rara no vocabulário comum. Ela significa ‘incapaz de ser expresso em palavras; indescritível.

4. Paradoxo

A quarta pode ser mais vista em diálogos, mas dificilmente é bem utilizada nas formações de frases. O termo significa ‘pensamento ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria; uma contradição’.

5. Efêmero

Essa penúltima é bem comum na literatura e só as pessoas inteligentes e mais dedicadas à leitura são familiarizadas com ela. Significa ‘algo de curta duração; passageiro’.

6. Perscrutar

A última pode ser considerada uma das mais raras da lista. Essa significa ‘examinar ou investigar minuciosamente’.

E aí, sabia de alguma?

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias