Benefício inédito liberado para quem recebe BPC no Brasil

Novidade promete agradar grande parte dos beneficiários com um auxílio essencial

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
quem recebe BPC
Dívidas teriam sido contraídas após morte do pai do suspeito. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Os titulares de quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) no Brasil passam a ter acesso a um benefício até então inédito.

A novidade é capaz de agradar grande parte dos beneficiários e garante, para todas as famílias brasileiras, um auxílio essencial. Na realidade, trata-se do Programa Minha Casa Minha Vida .

Isso porque, a partir de agora, quem recebe BPC poderá participar da iniciativa sem que seja necessário realizar o pagamento das parcelas – ou seja, de forma gratuita.

A iniciativa, que foi criada em outubro de 2003, consiste em um benefício de transferência de renda direta com condicionalidades que atende famílias que estejam vivendo situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Com o novidade, os beneficiários do BPC poderão garantir moradia e habitação de forma gratuita, por meio do auxílio do Governo Federal.

Para conseguir integrar a iniciativa, é necessário que os cidadãos devem estar registrados Cadastro Único (Cadúnico). No entanto, a solicitação para ingressão no programa Minha casa, Minha vida deve ser feita por da Caixa Econômica Federal (CEF).

Já para integrar o grupo dos beneficiários do BPC, é necessário cumprir uma série de requisitos, dentre eles: ter 65 anos ou mais, possuir renda de até 1/4 do salário mínimo – que está em R$ 1.412 -, e estar registrado no CadÚnico.

No caso de Pessoas com Deficiência (PcD), é preciso que a condição impeça o indivíduo de exercer a profissão e garantir a renda própria e da sua família.

É válido destacar que o registro no CadÚnico pode ser feito em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para isso, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: Documento de Identidade com foto (RG);
CPF; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Comprovante de Renda e Comprovante de Residência.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidade!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade