6 utilidades do louro que são incríveis e só os mais antigos sabiam da existência

Algumas utilidades da planta são incríveis e surpreendentes, trazendo benefícios à saúde

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Queimar folha de louro pode aliviar dores de cabeça
(Foto: Ilustração/Pinterest/O Segredo)

O louro é conhecido por muitos como uma simples erva culinária, mas existem usos da planta que ultrapassam o mundo da culinária.

Algumas utilidades da folha são verdadeiramente incríveis e surpreendentes, e vão de benefícios à saúde até a limpeza de energias negativas.

A planta é muito versátil, sendo um tesouro de possibilidades. Ficou curioso? Leia até o fim e saiba quais são os benefícios.

6 utilidades do louro que são incríveis e só os mais antigos sabiam da existência

1. Chá com propriedades medicinais

O louro é uma fonte rica de compostos bioativos que conferem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas à erva.

Segundo pesquisas, o chá pode ser usado para tratar uma variedade de doenças, desde problemas digestivos e resfriados, até o controle da diabete.

2. Crenças populares

Nos tempos antigos, o louro era considerado uma planta sagrada, associada à proteção, purificação e boa sorte.

Mesmo hoje, algumas pessoas ainda penduram ramos de louro nas portas, principalmente em datas comemorativas, com o intuito de promover a proteção espiritual.

3. Diminuir a ansiedade

O aroma característico da planta, não é apenas agradável, mas também tem efeitos terapêuticos, assim como quando consumida em formato de chá.

A folha tem propriedades calmantes e revigorantes, capazes de purificar a mente e reduzir o estresse e a ansiedade.

4. Aliviar dores de cabeça

Todos sabemos o quanto o uso de medicamentos sem prescrição pode ser perigoso, incluindo os analgésicos, mas queimar uma folha de louro pode aliviar as dores de cabeça.

O aroma contém propriedades calmantes, mas lembre-se se os sintomas persistirem, procure imediatamente ajuda médica.

5. Colocar uma folha embaixo do travesseiro

Também voltado à superstição popular, dizem que colocar algumas folhas debaixo do travesseiro pode ajudar na tomada de decisões.

Embora não tenha nenhum embasamento científico, os adeptos à prática dizem que a planta possui propriedades em seu aroma que abrem a mente nas horas mais difíceis.

6. Repelente natural

Por fim, o louro contêm óleos essenciais que são eficazes como repelentes naturais de insetos e nos tempos antigos, ramos eram colocados nos armários de alimentos para manter os bichinhos longe.

Além disso, eram usados em quartos e armários para repelir mosquitos e outros insetos indesejados.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade