6 coisas que acabam com os rins e muita gente faz sem perceber

Há uma série de comportamentos comuns que podem prejudicar esses órgãos vitais

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Comer salgadinhos é um hábito que faz mal para os rins
(Foto: Ilustração/Pexels/BOOM)

Apesar de aparentemente inofensivos, alguns hábitos podem ter um impacto significativo em nossa saúde, incluindo malefícios para os rins, que desempenham um papel crucial na filtragem de resíduos e toxinas do corpo.

Há uma série de comportamentos comuns que podem prejudicar esses órgãos vitais, e muitas pessoas os praticam sem sequer saber da gravidade.

Evitá-las é essencial para garantir que os órgãos fiquem saudáveis e funcionais. Ficou curioso? Leia até o final e descubra quais são esses hábitos.

6 coisas que acabam com os rins e muita gente faz sem perceber

1. Consumo excessivo de sal

O consumo excessivo de sódio, pode levar à pressão alta e danos nos rins. Afinal, o sal retém líquidos no corpo — o que aumenta a pressão arterial, sobrecarregando o órgão.

Uma dieta rica em alimentos processados, fast food e salgadinhos pode conter quantidades alarmantes de sódio, tenha cuidado.

2. Exagero de bebidas “erradas”

As bebidas industrializadas, como refrigerante, energético e bebidas alcoólicas, podem ser prejudiciais aos rins quando consumidas em excesso.

O consumo abusivo pode levar a inflamações severas e aumentar o risco de desenvolver doença renal crônica.

3. Uso excessivo de analgésicos

O uso desenfreado de analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, pode ser prejudicial para os rins.

Esses medicamentos podem causar danos nos tecidos renais e aumentar o risco de insuficiência, é importante seguir as instruções do médico ao tomar qualquer tipo de remédio.

4. Fumar

Além do pulmão, o tabagismo não só aumenta o risco de câncer de rim, como também pode prejudicar a função renal.

O fumo diminui o fluxo sanguíneo, reduzindo a capacidade do órgão de filtrar resíduos e toxinas do corpo.

5. Segurar o xixi

Embora pareça inofensivo, segurar a vontade de ir ao banheiro é um hábito comum que precisa ser extinto, pois além de infecção urinária, afeta os rins.

Segurar a urina por muito tempo, aumenta a pressão na bexiga e dificulta a total eliminação das toxinas expulsas pelo órgão.

6. Não beber água o suficiente

Por fim, além da desidratação, não beber muita água é uma das coisas que mais afeta os rins.

Quando não bebemos água suficiente, os resíduos e toxinas podem se acumular, aumentando o risco de pedras nos rins e infecções urinárias.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade