⁠Supermercados ficarão proibidos de vender produto que muitos ainda compram

Com o fim da pandemia de Covid-19, item volta a ser proibido e prateleiras de estabelecimentos devem ser esvaziadas até o fim de abril

Magno Oliver Magno Oliver -
Os segredos dos supermercados para fazer você ficar mais tempo lá dentro e comprar mais
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Justiça Federal manteve a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que cancela a comercialização de um item muito comum nos lares brasileiros e supermercados.

Os supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o Brasil agora têm até o dia 29 de abril deste ano para encerrarem as vendas dele e esvaziarem as prateleiras.

As indústrias de produtos químicos chegaram a solicitar pedido para rever a determinação da agência, mas tiveram as solicitações negadas.

⁠Supermercados ficarão proibidos de vender produto que muitos ainda compram

Cesta básica sobe em 14 capitais brasileiras em fevereiro

(Foto: Agência Brasil)

A normativa publicada pela Anvisa permitia que a venda de álcool etílico 70º INPM pudesse ser realizada somente até 31 de dezembro de 2023.

Após isso, os comércios que vendem o próduto só poderiam realizar vendas para clientes apenas até o fim dos estoques adquiridos antes de 2024, de acordo com a RDC Nº 766.

Ainda de acordo com a RDC766, as farmácias também estarão proibidas de oferecer o item, somente na versão em gel.

O órgão informa que a venda da versão líquida foi uma medida emergencial para auxílio da população na redução do contágio da Covid-19. Com o fim da pandemia, a proibição volta a ser normatizada em todo território nacional.

Com a mesma concentração e considerado mais seguro, já que impede derramamento, a medida libera o álcool apenas na versão gel. O objetivo é evitar acidentes domésticos e queimaduras em grandes áreas do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), as crianças são as mais atingidas por acidentes domésticos e queimaduras causadas por uso de álcool líquido.

E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se: 

Veja os supermercados de Anápolis onde encontrar ovos da Páscoa mais barato, conforme Procon

Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.