6 atitudes silenciosas que uma pessoa com inveja de você passa a ter

Alguns "gestos ocultos" são comuns, revelando um desconforto ou ressentimento pelo sucesso alheio

Ruan Monyel Ruan Monyel -
É fácil descobrir quando alguém está com inveja de você
(Foto: Ilustração/Pexels/Alycia Fung)

Quando alguém está com inveja de você, em alguns casos é praticamente imperceptível, mas esse sentimento ruim pode se manifestar de diversas maneiras sutis.

É comum que certos “gestos ocultos” sejam adotados, revelando um desconforto ou ressentimento em ralação às conquistas alheias.

Identificar tais comportamentos pode ser desafiador, mas pode ser crucial para se afastar imediatamente da negatividade dessa pessoa.

6 atitudes silenciosas que uma pessoa com inveja de você passa a ter

1. Comparação

O invejoso tende a comparar-se frequentemente com aquele que desperta esse sentimento, geralmente, buscando formas de “sair por cima” em relação aos feitos do outro.

Essa comparação pode se manifestar através de comentários sutis ou atitudes mascaradas, mas é um indicativo claro de que a pessoa está se espelhando em você

2. Elogios sarcásticos

Alguém com inveja é capaz de elogiar suas conquistas e até mesmo qualidades, mas sempre de forma sarcástica ou sem sinceridade.

Por exemplo, ela pode dizer “Parabéns pelo carro novo, mas cuidado para não bater ele…”, esse tipo “brincadeira” é o puro suco da ganância.

3. Distanciamento emocional

Uma das atitudes mais comuns de uma pessoa invejosa, é se distanciar emocionalmente em momentos de extrema felicidade do outro.

Essa frieza momentânea geralmente acontece após uma conquista relevante, sendo uma maneira de evitar que você descubra sobre os sentimentos de inveja.

4. Imita suas ações

Embora pareça uma atitude óbvia de alguém que tem “olho gordo”, a imitação pode acontecer nos mínimos detalhes, desde os hobbies até a forma de se vestir.

Essa “cópia” é uma tentativa de buscar aquilo que você tem, na esperança de alcançar o mesmo sucesso, reconhecimento ou ter o mesmo círculo social.

5. Críticas constantes

Críticas disfarçadas de preocupação ou conselho são uma tática comum de pessoas invejosas.

Elas podem expressar preocupações sobre suas escolhas de vida, carreira ou relacionamentos, com a desculpa de estarem apenas oferecendo “conselhos sinceros”.

6. Negatividade

Por fim, aqueles que trazem à tona apenas o lado negativo de tudo, provavelmente estão com inveja de você.

Afinal, uma amizade saudável te apoia em qualquer escolha, mesmo que tenha riscos, enquanto o falso amigo só aponta o lado ruim das coisas, no intuito de te fazer desistir.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.