Saiba quem poderá e quais os locais de vacinação contra dengue em Goiânia a partir de segunda (06)
Até o dia 15 de fevereiro, as vacinas eram ofertadas em apenas 12 unidades de saúde
O Ministério da Saúde (MS) deu início a uma nova etapa de vacinação contra a dengue, disponibilizando o imunizante QDenga para os municípios. Em Goiânia, cerca de 7,8 mil doses serão distribuídas à população a partir da próxima segunda-feira (06).
Nesta fase, o público foi ampliado para crianças e adolescentes, que tenham entre 6 e 16 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá mobilizar 71 salas de vacina na capital, com exceção do Centro Municipal de Vacinação (CMV). Para ver a lista completa, clique aqui.
“A determinação do Ministério da Saúde é para que a vacina contra dengue seja aplicada somente em unidades de saúde, e o CMV não é uma unidade de saúde, portanto, por enquanto não disponibilizaremos a Qdenga lá”, expressou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro.
Até o dia 15 de fevereiro, as vacinas eram ofertadas em apenas 12 unidades de saúde. No total, foram aplicadas 22.371 doses, abarcando cerca de 26% do público estimado com idades entre 10 e 14 anos, que totaliza 85.964 indivíduos.
Contexto
Segundo o Painel de Controle de Arboviroses da Secretaria do Estado de Saúde (SESGO), Goiânia já soma 8 óbitos causados pela doença, e ainda investiga outras 28 mortes que também podem ter sido causados pela dengue. Liderando a estatística no estado, Anápolis desponta com 28 mortes e 14 casos sob suspeita.
Na sequência, Luziânia registrou 17 óbitos e investiga outros 11 casos. No âmbito geral, Goiás conta 152 mortes causadas pela dengue, de modo que teriam sido instalados 223 gabinetes de crise no estado, e cerca de 139 municípios declararam situação de emergência.