É preciso fazer exatamente isso antes de quebrar um ovo

Confira algumas técnicas para tirar o melhor proveito desse queridinho da cozinha sem estragar uma receita com item apodrecido

Magno Oliver Magno Oliver -
É preciso fazer exatamente isso antes de quebrar um ovo
(Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Você gosta de ovo? Qual a sua frequência de consumo no cotidiano? Eles está presente em várias refeições que fazemos durante o dia.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as pessoas consomem, individualmente, em média, cerca de 257 unidades por ano.

Dessa forma, um fato curioso é que eles também são utilizados em laboratórios de pesquisas como ingredientes chaves para produção de vacinas e medicamentos para diversas doenças.

Mas antes de consumir um ovo, você sabe identificar se ele está bom ou estragado para consumo? Vamos te ajudar.

É preciso fazer exatamente isso antes de quebrar um ovo

É preciso fazer exatamente isso antes de quebrar um ovo

(Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Existem alguns truques para identificarmos se ele está podre ou não. Isso é importante para evitar perder uma receita de omelete, por exemplo, porque uma peça só consegue estragar todos ovos bons para a receita em questão.

Primeiro passo é observar atentamente a casca do ovo. Confira se ela está bem limpa, lisa, sem nenhuma alteração ou rachaduras. Caso perceba rompimentos, ele pode estar danificado.

Segunda dica é a técnica da ovoscopia. Você vai pegar uma lanterna, pode ser a do celular mesmo, e coloque-o contra a luz dela. Em seguida, observe se a gema está sem manchas escuras e se a clara está transparente.

Se isso acontecer, seu item está fresco, bom para consumo. Se caso houver bolhas ou a gema meio fora da centralização, pode ser que está choco. Melhor jogar fora.

E por último, é a técnica da análise do ovo pela gema e clara após abrir a casca. Quebre a casca e coloque gema e clara em um recipiente à parte e examine-os. Clara límpida, translúcida e consistente, sinal ok para consumo.

Já com a gema, verifique se ela está amarela ou alaranjada, centralizada e sem manchas. Caso esteja escura, o ovo está estragado, descarte. Caso não, tudo certo, bom para o consumo.

E aí, você curtiu esse conteúdo?  Então, leia essa outra aqui também e surpreenda-se: 

Dica valiosa para o ovo frito não grudar e a gema ficar durinha

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.