Jovens anapolinos criam solução inovadora para atender moradores da cidade em diversos serviços

Ideia surgiu após observarem serviços como Uber e Ifood

Samuel Leão Samuel Leão -
À esquerda, Carlos Oliveira, e à direita Vitor Eduardo, fundadores da Fast Bico. (Foto: Acervo Pessoal)

Dois jovens de Anápolis tiveram uma inspiração, em 2022, ao identificar uma tendência no mercado, alinhada a uma tese econômica. De lá para cá, contam com a colaboração de 3 mil prestadores de serviço cadastrados na plataforma que criaram do zero. Os nichos vão desde diaristas, cuidadores de idosos até serviços digitais.

Ao perceberem uma lacuna na oferta de serviços – especialmente domésticos -, decidiram criar um sistema que conectasse os contratantes aos prestadores, garantindo a intermediação e a segurança, à semelhança da abordagem da Uber.

Em entrevista ao Portal 6, o economista Carlos Oliveira, de 22 anos, diretor executivo e de tecnologia da Fast Bico, explicou o funcionamento e o sucesso alcançado pela empresa, fundada em parceria com Vitor Eduardo, diretor de marketing, de apenas 19 anos.

“Percebi uma tendência de mercado que aponta para a descentralização das atividades. A sociedade capitalista está progressivamente reduzindo seus custos de transação por meio da incorporação de tecnologia. Isso se observa no streaming, nas plataformas de mídia social, e no setor de serviços, exemplificado pela Uber e o iFood”, explicou.

Ao notarem empresas similares ao aplicativo de transporte de passageiros, oferecendo serviços em todo o mundo, decidiram explorar uma área de mercado onde pudessem aplicar esse formato. Identificaram a falta de uma plataforma integrada de serviços que pudesse atender às mais diversas demandas.

“O iFood se limita à alimentação, a Uber ao transporte, portanto, são serviços restritos. Nossa ideia foi abranger uma gama mais ampla de serviços, e foi então que descobrimos a GetNinjas, que utilizamos como referência, porém com diferenças significativas”, acrescentou.

Posteriormente, notaram um aumento significativo na demanda por serviços após a pandemia, favorecido também pela verticalização das cidades. Juntando esses pontos – a tendência de mercado, a carência de uma plataforma de serviços com uma variedade maior de possibilidades, e a aceleração do mercado de serviços domésticos – surgiu a ideia da Fast Bico.

Primeira versão da Zoe, assistente virtual da plataforma. (Foto: Reprodução)

Assim, em junho de 2022, fundaram a Fast Bico. Após aprimorarem a assistente virtual da plataforma, chamada de Zoe, decidiram realizar o lançamento oficial e registrar a empresa, dando início à história.

Versão 2.0 da Zoe, assistente virtual. (Foto: Reprodução)

Funcionamento

Observando que a taxa de visualização de mensagens pelo WhatsApp é de 92%, enquanto por e-mail varia entre 42% e 44%, e pelo aplicativo é ainda menor, decidiram aproveitar a eficiência do primeiro para construir a plataforma.

“Tudo é conduzido pelo WhatsApp. Nossa assistente virtual auxilia no cadastro, que pode ser concluído em três minutos. Ela coleta seus dados e pergunta se você deseja ser contratante ou prestador, e então em qual área você atuaria. Em seguida, ela solicita referências de trabalhos anteriores na área”, explicou.

Carlos ressaltou que a empresa possui critérios rigorosos para a aceitação de prestadores. Realizam a verificação cruzada dos dados fornecidos pelo candidato, utilizando bancos de dados públicos e privados, como SPC, Serasa, Jusbrasil, entre outros.

“Por exemplo, quando a pessoa possui uma dívida considerável, podemos limitar ou até mesmo negar o cadastro para determinados serviços”, acrescentou.

Ao fazer um pedido via WhatsApp da Bico, Zoe encaminha as solicitações aos prestadores do nicho correspondente. Estes então decidem se aceitam ou não o serviço. Após a aceitação da solicitação, e ambos os interessados e prestadores verificarem os perfis, o pagamento é processado e o serviço é agendado.

A garantia proporcionada pela intermediação da empresa tem como preceito dar tranquilidade tanto para o contratante quanto para o prestador, uma vez que os dados de ambos são registrados e todo o processo é monitorado de perto. E em caso de cancelamento, Zoe providencia o reembolso ou sugere outro prestador disponível.

Por fim, a variedade de métodos de pagamento, como Pix, cartões e até mesmo criptomoedas, oferece mais comodidade para ambas as partes.

“Atualmente, contamos com mais de três mil prestadores de diversos setores, mas nossa especialidade são as diaristas e os serviços domésticos em geral. No entanto, também oferecemos serviços como babás, cuidadores de animais, cuidadores de idosos, massagistas, jardineiros, serviços digitais, entre outros”, concluiu.

Imagem ilustrativa de diarista. (Foto: Getty Imagens)

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