Chef Fabio Albuquenque ensina os segredos para preparar um delicioso gumbo
Tradicional da Louisiana, no Sul dos Estados Unidos (EUA), o prato surgiu no século XVIII, sendo uma mistura rica das culturas africana, francesa, espanhola e nativa americana
No “Cada Prato Uma História; Cada Mordida Uma Viagem” desta semana, o chef de cozinha Fabio Albuquerque revela os segredos para preparar um delicioso gumbo.
Tradicional da Louisiana, no Sul dos Estados Unidos (EUA), o prato surgiu no século XVIII, sendo uma mistura rica das culturas africana, francesa, espanhola e nativa americana, refletindo a diversidade e história da região.
O gumbo é uma espécie de sopa grossa que geralmente costuma levar diversos tipos de carne ou mariscos e é consumido com arroz.
Para preparar a receita você vai precisar de:
– 500g de camarão limpo;
– 500g de frango cortado em cubos;
– 1/2 xícara de óleo vegetal ou manteiga;
– feijão preto cozido (opcional);
– 1 cebola grande picada;
– 1 pimentão verde picado;
– 2 talos de aipo picados;
– 4 dentes de alho picados;
– 1 lata (400g) de tomate pelado picado;
– 1 litro de caldo de galinha;
– 2 folhas de louro;
– 1 colher de sopa de tempero cajun (ou a gosto);
– 1 colher de chá de pimenta caiena (opcional);
– 300g de quiabo (opcional);
– Sal e pimenta-do-reino a gosto;
– Salsinha picada para guarnecer;
– Arroz branco cozido para acompanhar.
Modo de Preparo:
Primeiramente, em uma panela grande, aqueça o óleo ou manteiga em fogo médio. Adicione a farinha e mexa constantemente até formar um roux, uma mistura de cor marrom-escura, semelhante a chocolate. Isso pode levar cerca de 10-15 minutos. O roux é a base de sabor do gumbo, então é importante mexer o tempo todo para não queimar.
Quando o roux estiver pronto, acrescente a cebola, o pimentão, o aipo e o alho. Cozinhe por cerca de 5 minutos até os vegetais amolecerem.
Depois, cozinhe a carne e adicione o frango e a linguiça defumada, deixando dourar levemente.
Acrescente o tomate pelado, o caldo de galinha, o tempero cajun, a pimenta caiena, as folhas de louro e o quiabo (se estiver usando). Deixe ferver e depois reduza o fogo para médio-baixo. Cozinhe por cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando.
Nos últimos 10 minutos de cozimento, adicione os camarões. Cozinhe até que eles fiquem rosados e cozidos, o que deve levar cerca de 5 minutos.
Feito isso, prove o gumbo e ajuste o sal, pimenta e temperos, se necessário. Retire as folhas de louro e sirva o gumbo sobre arroz branco, guarnecido com salsinha fresca.
Uma dica do chef é deixar o prato descansar um pouco antes de servir para que os sabores se misturem ainda mais.
Ver esta publicação no Instagram