Tarifas de pedágio em Goiás terão novos valores a partir de quinta-feira (03); confira

Reajuste ocorre segundo o índice da inflação do período do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

Samuel Leão Samuel Leão -
Praça de Pedágio entre Anápolis e Goiânia. (Foto: Samuel Leão)

Circular em algumas rodovias federais que cortam Goiás deverá ficar um pouco mais caro já na próxima quinta-feira (03). Isso ocorre devido à decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estipulou o reajuste anual das tarifas dos pedágios no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins.

Dentre as rodovias inclusas estão as BRs-153, 414 e 080, e o reajuste ocorre segundo o índice da inflação do período do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), podendo variar de acordo com cada uma das praças de pedágio. Alguns fatores que podem alterar o preço são a área de abrangência e as definições estipuladas no contrato de concessão.

Segundo a publicação feita no Diário Oficial da União (DOU), a alteração irá elevar a tarifa mínima, para carros de passeio, ao valor de R$ 9,30. Já as motocicletas passam a pagar a partir de R$ 4,65, com a tarifa multiplicada em 0,5.

Entre os veículos de grande porte, como caminhões leves, tratores, ônibus e furgões, o valor estipulado foi de R$ 18,60. Já as caminhonetes e os automóveis com semirreboque irão pagar a partir de R$ 13,95, com um índice de 1,5.

Outros veículos, de porte maior e com o adicional de reboque, também integraram a lista, com tarifas que passaram por índices multiplicadores de até 8,0. Para conferir os novos valores em detalhes, acesse aqui o documento na íntegra.

Os preços atualizados já passam a valer a partir desta quinta-feira (03), em todos os pedágios ativos da Ecovias do Araguaia em Goiás. Segundo o Governo Federal, até o ano de 2031 serão investidos R$ 9,8 bilhões em obras, além de outros R$ 5,8 bilhões relativos a custos operacionais, nestas três rodovias que cortam o estado.

Vale ressaltar que, em todo o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, também está prevista a construção de 27 km de novas faixas adicionais, 20 viadutos, 16 novos acessos, 144 novos retornos, 42 dispositivos de interseção e passagens inferiores.

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