Conheça a cidade em Goiás com menor número de moradores com casa própria
Município está localizado no Sudoeste Goiano e é conhecido por tradição gastronômica

Um município do Sudoeste Goiano chamou a atenção no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por ser o menor do estado e o 10º menor quantitativo no país de moradores vivendo em moradia própria.
Trata-se da cidade de Montividiu. Nela, dos 13.672 habitantes, 46,6% não tem domicílio próprio. O quantitativo corresponde a menos da metade da população, segundo a pesquisa populacional.
Por estar localizado próximo à Rio Verde, distante 45 km do município, que é um dos principais da região, a vocação econômica é baseada na agricultura e agropecuária.
Assim, a maior parte da população trabalhadora ativa dá suporte às atividades que fomentam essa cadeia, tanto em Motividiu, como nas principais cidades do entorno, que têm vocação similar.
Leia também
- Entenda por que Geração Z está trazendo de volta hábitos dos anos 1990
- Cidade do interior de Goiás vira palco de disputa bilionária entre a China e a Holanda
- Geração Z é mais responsável financeiramente do que millennials, diz pesquisa
- Supostos mestres da tecnologia, jovens da geração Z enfrentam dificuldades para conseguir emprego: “não sabem nem montar planilha”
Além disso, uma tradição que se estabeleceu nos últimos 24 anos, no município é a Festa da Colheita.
Organizada pela Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, geralmente no mês de maio, a festança reúne milhares de pessoas para saborear o famoso costelão, que é assado inteiro no chão.

Imagem ilustrativa de preparo do costelão de Montividiu. (Foto: Captura/Redes Sociais)
Em relação a lazer, o turismo fica por conta das trilhas da região que possui várias fazendas. Um dos locais turísticos que se destacam é a Cachoeira do Salto. Já na área urbana da cidade, o lago municipal é um dos pontos a ser visitados.

Lago municipal (Foto: Divulgação)