Evento gratuito em Goiânia terá apresentações musicais e oficinas de grafite e empreendedorismo
Programação de três dias reúne breaking, batalha de MCs e grafite, além de oferecer sala sensorial itinerante para promover a inclusão


Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o setor Noroeste, em Goiânia, recebe um evento gratuito que conta com apresentações musicais, oficinas de grafite, feiras de empreendedorismo e diversos elementos culturais do universo do hip hop.
Trata-se do projeto “Conexão da Periferia”, que acontece na Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista. Os dois primeiros dias da programação são voltados aos alunos da escola, com oficinas de desenho e pintura, percussão, e grafite.
O objetivo dessa última não é só ensinar as técnicas artísticas que contribuem para um “bom” grafite, mas também discutir o impacto social do hip hop e a importância dessa expressão artística para a periferia. A proposta é que os estudantes criem um painel coletivo nos muros da escola.
Já no sábado (22), a programação é aberta ao público, das 10h às 17h. Acontece uma oficina de breaking (popularmente chamado de break dance), e várias apresentações musicais preenchem o dia.
Às 10h, se apresenta a banda Casquinha. Às 12h, acontece a Roda de Samba do Xandão. Já às 15h, o Bairro Feliz Crew realiza uma apresentação de breaking, e acontece uma Batalha de MCs.
Além disso, o evento inclui uma sala sensorial itinerante, desenvolvida para atender pessoas atípicas. Luzes, sons e texturas buscam proporcionar uma experiência acessível e acolhedora, para garantir que todos possam participar da programação.
Por fim, o evento aposta no empreendedorismo como forma de fortalecer a comunidade. A feira gastronômica Sabores da Quebrada resgata tradições culinárias periféricas, e a Feira de Empreendedorismo da Periferia oferece espaço para pequenos negócios. No total, o evento terá cerca de 25 bancas comerciais, de diversos segmentos.