Mais perto dos 80 do que dos 70: senhora Vila Jaiara comemora 77 anos precisando de “remedinho diário” e “check-up”

Portal 6 faz homenagem à aniversariante do dia com olhar mais atencioso e humano

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Foto da Vila Jaiara
Encontro das avenidas Presidente Kennedy, Tiradentes e Fernando Costa marcam o início da Vila Jaiara (Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis)

É a partir do encontro das avenidas Presidente Kennedy com a Tiradentes, embicando na Avenida Fernando Costa, que esta “senhora” começa. Falamos da Vila Jaiara, que completa neste 21 de agosto 77 anos.

O Portal 6 parabeniza este importante bairro que, a partir de 2025, fica mais perto dos 80 do que dos 70, representando que tem muita história.

O repórter que assina esta matéria tem como primeira lembrança do bairro o Sesi, para onde ia com menos de cinco anos brincar nas piscinas. Em outro momento da vida, conhecia a Jaiara porque brincava “que era necessário fazer interurbano para falar com alguém de lá”.

Lembranças e brincadeiras à parte, a importância da vila, criada pela junção dos nomes Jairo e Yara, é indiscutível. Estruturou-se a partir da Avenida Fernando Costa e, por essa via, foram se formando as quadras, cheias de gente boa vivendo.

Em pleno 2025, é bem verdade que ainda é lembrada a pujança que a antiga Fábrica da Vicunha proporcionou à Vila Jaiara. Ficou na memória. Entretanto, é interessante destacar o que está presente.

Um comércio forte, o mais completo e diverso que está fora do Centro de Anápolis, com um shopping para melhorar este quesito. Sem contar o centro universitário, que fortalece a cidade como um polo educacional de ensino superior.

Vila tão importante que virou referência para uma região inteira, a “Grande Jaiara”. Enorme, pode-se dizer, quando vista de cima e se for contabilizada a quantidade populacional que vive ali.

Foto aérea da Grande Jaiara

Vista aérea da Grande Jaiara. População maior que a maioria das cidades de Goiás (Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis)

Se fosse uma cidade, seria maior que a maioria de Goiás. E é por ser considerada assim que tem gente que diz que não precisa sair de lá para fazer “nada”, no sentido de que “lá se tem tudo”. Tem até um dos principais parques de Anápolis, o da Jaiara.

Parque da Vila Jaiara

Parque da Jaiara é um dos mais estruturados de Anápolis (Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis)

A senhora Jaiara precisa de cuidado. “Tomar o remedinho diário” equivale a ter a zeladoria que merece. “Fazer aquele check-up” é comparado às intervenções mais complexas. Entre um e outro, a Vila continuará sendo forte, muito por quem vive lá.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui para acessar o Portal 6, além do Instagram @portal6noticias para ler as últimas notícias de hoje!

Paulo Roberto Belém

Paulo Roberto Belém

Jornalista profissional, com passagem por veículos radiofônicos e impressos. Também possui experiência em assessoria de comunicação. Atualmente, dedica-se à cobertura do cotidiano de Goiás, sempre buscando aprofundar os temas com responsabilidade, sensibilidade e apuração rigorosa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade