Tirar a CNH em carro automático: quais são as regras que estão valendo

Mudança nas normas abriu espaço para aulas e prova em veículo automático, mas aplicação prática ainda depende do Detran

Gustavo de Souza -
Tirar a CNH em carro automático: quais são as regras que estão valendo
(Foto: Divulgação/Lia de Paula/Agência Senado)

A possibilidade de tirar a CNH em carro automático é uma dúvida frenquente em todo o Brasil após as recentes mudanças no processo de tirar a carteira.

E para entender quais são as regras que estão valendo, é preciso olhar para dois pontos: a norma federal, que dá uma resposta positiva, e a regulamentação dos Detrans, responsáveis pela aplicação prática.

A mudança ganhou força com a Resolução Contran nº 1.020/2025, que reformulou o processo de formação de condutores. O texto criou um modelo mais flexível, reduziu a dependência exclusiva das autoescolas e passou a permitir que o veículo usado nas aulas práticas seja fornecido pelo instrutor ou pelo próprio candidato.

Pelo novo texto, o candidato ainda precisa cumprir as etapas formais da habilitação, como aprovação no exame teórico e emissão da Licença de Aprendizagem. Depois disso, as aulas práticas podem ser feitas com instrutor autônomo credenciado, profissional vinculado a CFC, escola pública de trânsito ou órgão executivo de trânsito.

Essa abertura criou espaço para o uso de carro automático no processo de ensino e, em alguns estados, também no exame prático. A resolução federal não cria uma categoria específica para câmbio automático, mas estabeleceu uma estrutura que permite aos Detrans adaptar seus procedimentos.

Esse movimento já aparece em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás, que divulgaram adequações locais à nova regra. Como a implantação depende dos estados, a orientação é confirmar no Detran local quais exigências já estão em vigor.

Até o momento, não há indicação de CNH diferente para quem aprende em carro automático e para quem faz o processo em veículo manual. A habilitação continua sendo emitida na mesma categoria, sem distinção no documento por causa do tipo de câmbio usado no exame.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiário do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.