Obras no Trevo da Havan avançam e nova via é aberta para reduzir congestionamentos em Anápolis

Intervenções no entroncamento das BRs-153 e 060 avançam para melhorias no fluxo de veículos

Lara Duarte -
Obras no Trevo da Havan seguem avançando para melhorar o fluxo na região. (Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis)
Obras no Trevo da Havan seguem avançando para melhorar o fluxo na região. (Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis)

As obras no viaduto Miguel Moreira Braga, conhecido popularmente como Trevo da Havan, avançaram para uma nova etapa em Anápolis.

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal nesta quinta-feira (28),  as mudanças seguiram para a abertura de uma nova via na rotatória central do complexo viário.

A intervenção faz parte do pacote emergencial elaborado pela Prefeitura de Anápolis, em parceria com a Ecovias do Araguaia, para tentar reduzir o congestionamento registrados diariamente no entroncamento das BRs-153 e 060, considerado um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade.

Segundo a administração municipal, a nova passagem deve melhorar a fluidez para motoristas que realizarem o contorno da região, especialmente no horário de pico.

As obras começaram oficialmente no dia 11 de maio e têm previsão de duração de 120 dias.

Próximas etapas

De acordo com o cronograma divulgado pela Prefeitura, a próxima fase das intervenções prevê o alargamento das alças de acesso e a implantação de conversões livres à direita em pontos considerados estratégicos.

A proposta é reduzir retenções e agilizar o fluxo de veículos sem necessidade de semáforos ou longas esperas.

Mesmo com as intervenções em andamento, o tráfego sobre o viaduto segue funcionando normalmente.

Nesta semana, inclusive, a concessionária tem realizado interdições noturnas temporárias nas alças de acesso e na rotatória para recuperação do pavimento da região.

Apesar das intervenções, trânsito no viaduto segue funcionando normalmente. (Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis)

Apesar das intervenções, trânsito no viaduto segue funcionando normalmente. (Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis)

Obras surgiram após sequência de estudos

As intervenções do Trevo da Havan começaram a ser discutidas ainda no início de março, quando a Prefeitura Municipal e a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) passaram a estudar alternativas para diminuir o congestionamento.

Desde então, o município reconheceu que o trecho enfrentava dificuldades por concentrar o encontro das BRs-153 e 060, além do intenso fluxo urbano vindo de diferentes regiões da cidade.

Segundo a gestão municipal, as intervenções emergenciais devem funcionar como uma solução temporária enquanto seguem as discussões com a concessionária e órgãos federais sobre medidas definitivas para a região.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Lara Duarte

Jornalista e pós-graduanda em Ciência Política, com atuação em jornal impresso, assessoria de comunicação e produção, reunindo experiência em diferentes frentes da comunicação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.