Hugol é avaliado pela Opas como o segundo melhor hospital público do Brasil

Unidade goiana ficou atrás apenas de hospital paulista em ranking nacional que analisou mais de 5 mil instituições que atendem pelo SUS

Daniella Bruno -
Hugol é destaque nacional e conquista 2º lugar entre hospitais públicos do Brasil
Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). (Foto: Divulgação)

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, foi reconhecido como o segundo melhor hospital público do Brasil em avaliação realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas.

O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (29), em Brasília, durante uma das principais premiações voltadas à saúde pública brasileira. O primeiro lugar ficou com o Hospital Estadual de Sumaré, no interior de São Paulo.

A avaliação reconhece instituições que se destacam pela qualidade da assistência prestada aos pacientes, eficiência na gestão e desempenho dos serviços oferecidos à população.

Neste ano, foram analisados 5.279 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Desse total, 2.720 são unidades públicas. Após os critérios de elegibilidade, 974 hospitais permaneceram aptos à disputa e apenas 100 chegaram à fase final.

Além do Hugol, Goiás também teve outras unidades entre os 100 melhores hospitais públicos do país.

Estão na lista os hospitais estaduais de Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás, Luziânia e Trindade, além do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, e Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

Para o diretor técnico do Hugol, Fabrício Leão, o reconhecimento reflete o trabalho realizado diariamente pelas equipes da unidade.

“Estar entre os melhores hospitais públicos do Brasil demonstra a qualidade dos serviços prestados pelo Hugol. Essa conquista é fruto do empenho coletivo de profissionais que se dedicam diariamente a salvar vidas e cuidar da população”, afirmou.

A premiação é promovida pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O modelo de avaliação utilizou dados oficiais do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

Também foram considerados indicadores relacionados à qualidade assistencial, acreditação hospitalar, eficiência operacional, satisfação dos usuários, transparência institucional e mortalidade hospitalar.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Daniella Bruno

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária de SEO do Portal 6, em Goiânia. Atua na produção e otimização de conteúdos digitais, com foco em matérias soft sobre comportamento, curiosidades e temas do cotidiano.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.