Programa do governo vai pagar R$ 100 para quem ler livros
Iniciativa busca aproximar estudantes dos livros e transformar o hábito da leitura em uma oportunidade dentro da escola

Em meio a tantos estímulos digitais, fazer com que crianças e adolescentes criem o hábito da leitura se tornou um desafio cada vez maior para escolas e famílias.
Celulares, redes sociais e vídeos curtos disputam diariamente a atenção dos estudantes, enquanto os livros acabam, muitas vezes, ficando em segundo plano.
Por isso, iniciativas que tentam aproximar os jovens da literatura costumam chamar atenção, principalmente quando unem educação, incentivo financeiro e participação escolar.
- Adeus, cama box: nova opção vira tendência nos quartos e custa bem menos
- Filha larga 29 anos no mercado financeiro, assume a barraca de frutas da mãe e vê coxinha feita no sítio virar negócio de R$ 7 milhões
- Em Belém, empresa vende casas em formato de cúpulas feitas de plástico reciclado e caroço de açaí a partir de R$ 60 mil
É o caso de um novo programa lançado pelo governo municipal de Vitória, no Espírito Santo, que promete recompensar alunos engajados com a leitura.
A medida, chamada Cartão do Estudante Leitor, vai conceder R$ 100 a estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.
O valor será destinado exclusivamente à compra de livros, revistas culturais e materiais paradidáticos.
Apesar do título chamar atenção, é importante destacar que o benefício não será pago a qualquer pessoa que simplesmente leia um livro.
A iniciativa é voltada apenas para estudantes da rede municipal de Vitória e terá critérios definidos pelas escolas.
A seleção dos alunos será feita por comissões internas, que devem avaliar a frequência escolar, a participação em projetos de leitura e a evolução no desempenho dos estudantes ao longo do ano letivo.
Ao todo, a previsão é que 1.209 alunos sejam contemplados. O programa deve alcançar estudantes de 403 turmas, distribuídas em 44 escolas municipais.
O cartão terá validade de seis meses e deverá ser usado apenas em compras relacionadas à leitura e ao aprendizado.
A ideia é estimular não apenas o acesso aos livros, mas também o envolvimento dos estudantes com atividades pedagógicas.
Com isso, o programa tenta transformar a leitura em uma prática mais presente na rotina escolar.
Para os alunos, além do incentivo financeiro, a medida pode representar uma porta de entrada para novos interesses, repertórios e possibilidades de aprendizado.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!








