Cora será ampliado e ganhará ala para pacientes adultos, anuncia Daniel Vilela
Com novidade, unidade de saúde poderá ampliar capacidade de atendimento gratuito à população goiana e reduzir filas de espera para tratamento oncológico

O governador Daniel Vilela (MDB) anunciou que o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) será expandido e ganhará uma ala para tratamento de pacientes adultos.
A confirmação veio durante evento de apresentação do balanço do primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde, realizado nesta quarta-feira (10).
Inaugurado em junho de 2025, o Cora foi criado para oferecer atendimento gratuito, especializado, humanizado e de alta complexidade a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.
Porém, agora a unidade de saúde poderá ampliar a capacidade de atendimento à população goiana e reduzir as filas de espera para o tratamento oncológico.
“Nós teremos muitos desafios. Nosso projeto do hospital adulto já está sendo elaborado (…). Teremos a necessidade de construção de outras casas de apoio, outros investimentos e vamos precisar do apoio da sociedade goiana e brasileira”.
Vilela também destacou que a inauguração desta nova ala é tratada como um ponto-chave e que busca acelerar a conclusão do projeto de engenharia do prédio, em tratativas com a Fundação Pio XII – responsável pela gestão do Cora e do Hospital de Amor de Barretos (SP), referência no tratamento oncológico no país.
“Se Deus quiser, no ano que vem poderemos ter essa oportunidade de iniciarmos a construção dessa nova etapa, que vai permitir que mais de 7 mil goianos, que hoje ainda estão indo para Barretos em busca de acesso a um tratamento efetivo de combate ao câncer, possam estar aqui no seu estado com muito orgulho, com muita dignidade, podendo se tratar e ser curado aqui através do nosso Cora”, concluiu.
Esperança para os pacientes
Complementando a projeção de Daniel Vilela, o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, destacou que a construção do Cora foi não apenas uma esperança para Goiás, mas para o Brasil inteiro.
“Todas as crianças estão sendo tratadas aqui, pelo menos metade delas não tinham condições nem de chegar em lugar nenhum, pelo tamanho das filas, pelo tamanho da dificuldade de amparar os pacientes ao redor dos hospitais, seja em Brasília, seja em Barretos, seja em São Paulo, porque Goiás não tinha [uma unidade semelhante]”.
Além disso, ele relembrou que, antes da inauguração do Complexo Oncológico em Goiânia, havia mais de 10 mil goianos se deslocando para o Hospital do Amor em Barretos. Em um ano, essa demanda já caiu para 7,5 mil.
“Que nós possamos trazer todos os goianos para serem tratado aqui em Goiás e ainda buscar os irmãos mais próximos para serem tratado daqui. (…) se Deus quiser, até o final do ano, começo do ano [que vem], nós vamos ter início das construções, de um grande sonho de que nós possamos ter todos os goianos sendo tratados aqui”, concluiu Henrique.
Parceria
Por fim, vale destacar que o Governo de Goiás divulgou que está em fase final de negociações para firmar uma parceria entre o Cora e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
A expectativa é de que o Centro Oncológico receba, toda sexta-feira, cerca de 10 pacientes em reabilitação do Crer, que passarão por uma triagem para saber se são elegíveis para receber tratamento com terapia robótica.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!









