As pessoas mais competitivas costumam nascer nestes meses, segundo estudo

Pesquisas sobre personalidade investigam se a época do nascimento pode estar relacionada a determinados padrões de comportamento

Gabriel Dias Gabriel Dias -
As pessoas mais competitivas costumam nascer nestes meses, segundo estudo
(Foto: Reprodução)

A competitividade faz parte do comportamento de muitas pessoas. Enquanto algumas encaram disputas como uma oportunidade de superação, outras preferem evitar comparações e situações que envolvam competição. Mas será que o mês de nascimento pode ter alguma relação com esse traço?

Pesquisas na área do comportamento já analisaram possíveis associações entre a época do ano em que uma pessoa nasce e determinadas características psicológicas. Alguns resultados apontam diferenças entre grupos de indivíduos nascidos em períodos distintos, embora essas relações não sejam suficientes para determinar a personalidade de alguém.

Quais meses aparecem nas pesquisas?

Em levantamentos que analisam características comportamentais, pessoas nascidas em determinados períodos do ano podem apresentar maior tendência a comportamentos relacionados à competitividade, como busca por resultados, persistência e desejo de superar desafios.

Uma possível explicação considera fatores ambientais presentes durante os primeiros meses de vida. Quantidade de luz solar, temperatura e condições sazonais podem influenciar aspectos do desenvolvimento, embora os mecanismos envolvidos ainda sejam objeto de investigação.

Isso significa que nascer em determinado mês não transforma automaticamente alguém em uma pessoa competitiva.

O que influencia a competitividade?

A personalidade é formada pela combinação de diversos fatores. Educação, ambiente familiar, experiências sociais, genética e acontecimentos ao longo da vida podem exercer influência muito maior sobre a maneira como alguém encara desafios e disputas.

Além disso, competitividade não precisa ser necessariamente negativa. Em algumas situações, ela pode estimular dedicação, disciplina e busca por objetivos. Em excesso, porém, pode contribuir para comparações constantes e pressão por desempenho.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Dias

Gabriel Dias

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apaixonado por Jornalismo Cultural.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias