Eleições 2022: consulte pelo CPF o lugar onde você vai ter que votar
Para não se confundirem à respeito de qual a zona eleitoral correta nestas eleições, os mais de 156 milhões de eleitores brasileiros precisam se atentar
Mesmo tão próximo das eleições, muitos brasileiros seguem sem fazer ideia de onde terão que ir para registrar o voto no próximo domingo (02).
Para não se confundirem à respeito de qual a zona eleitoral correta, assim como a seção, os mais de 156 milhões de eleitores precisam se atentar.
Com isso, para evitar possíveis perrengues, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma consulta ágil e gratuita para os brasileiros.
Se você faz parte do grupo de eleitores que ainda está em dúvida de onde votar, confira a seguir alguns métodos simples de como conferir.
Eleições 2022: consulte pelo CPF o lugar onde você vai ter que votar
e-Título
Um dos métodos mais práticos para se descobrir onde vai ter que votar, e que ainda pode substituir o título de eleitor, é o aplicativo e-Título.
Disponível tanto para dispositivos com sistema Android, como para iOS, a plataforma virtual fornece as mais diversas informações a respeito do eleitorado.
Para verificar o ponto de votação é simples, basta que o usuário clique na opção “Onde Votar” no menu de funcionalidades do aplicativo.
Logo ao selecionar, o brasileiro será informado sobre os dados relativos à zona eleitoral, o endereço da mesma e em qual seção eleitoral deve votar
Por meio do serviço de localização do aparelho, a plataforma também fornece um mapa para calcular a rota até o destino final das eleições.
Site do Tribunal Superior Eleitoral
Utilizando o CPF, o eleitor também pode esclarecer as dúvidas existentes a respeito da zona eleitoral por meio do site do TSE.
Na plataforma, o interessado deve acessar a aba “Eleitor e Eleições”, disponibilizada na parte superior da página. Ao ser redirecionado, é preciso se dirigir para o menu “Eleitor” e então clicar na opção “Local de votação/zonas eleitorais”.
Se você deseja saber sobre o próprio local de votação é preciso informar o nome completo, o número do título de eleitor ou o CPF, além da data de nascimento e o nome completo da mãe.
Assim que os dados forem preenchidos, o eleitor é rapidamente indicado sobre as informações pelas quais procura, como o número da zona eleitoral e o endereço.
O site ainda fornece uma pesquisa mais ampla dos locais de votação para aqueles que tiverem solicitado voto em trânsito e ainda é possível verificar o voto em trânsito dos servidores da Justiça Eleitoral.
Chatbot no WhatsApp
Por meio de uma parceria firmada em 2020 entre o TSE e o WhatsApp, os eleitores podem contar com o auxílio de uma assistente virtual para esclarecer diversas dúvidas a respeito das eleições, como a própria zona eleitoral.
Para verificar o local de votação, basta salvar o número +55 61 996371078, mandar um oi para o sistema, clicar em “Ver tópicos” e logo em seguida, escolher a opção “Serviços ao Eleitor”.
Dentre os serviços fornecidos estará “Local de votação” que assim que for selecionada, pedirá o nome completo, título de eleitor ou CPF e logo em seguida, o resultado da pesquisa será entregue pelo robô.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!