Goiano supera todas as dificuldades e se forma em medicina aos 90 anos
Valdomiro de Sousa realizou sonho de criança apesar de trabalhar desde cedo e depois de superar AVC
Nunca é tarde para se realizar um sonho. Apesar de ser uma frase de efeito clichê, foi justamente o que o goiano Valdomiro de Sousa provou ser verdade, ao se formar em medicina aos 90 anos.
O empresário revelou que esse desejo o acompanha desde que era criança, mas que teve de postergá-lo em decorrência das adversidades da vida, conforme entrevista ao G1.
Isso porque ele perdeu o pai quando ainda era uma criança de colo, aos 02 anos. Dentre as profissões que exerceu, desde muito cedo, estão as de carpinteiro, carroceiro, serralheiro, e servente de pedreiro.
Mesmo com o desafio de conciliar os estudos com o trabalho, Valdomiro foi ao Rio de Janeiro, ao final da década de 1950, para fazer um curso pré-vestibular de medicina. No entanto, após falhar duas vezes na seleção, ele voltou a Goiânia.
Na capital de Goiás, ele fez um curso de técnico comercial e técnico em contabilidade. Contudo, em 1962, ele deu uma pausa nos estudos para trabalhar em um frigorífico, do qual acabou se tornando sócio.
Sonho vivo
Valdomiro manteve a persistência, e tempos depois, conseguiu ingressar em uma faculdade -mas de Direito. Assim, aos 65 anos, ele se tornou bacharel nas ciências jurídicas.
Entretanto, o sonho de se tornar médico ainda permaneceu. Insistente, o já octogenário conseguiu finalmente a tão sonhada aprovação de medicina, em 2018.
“Sempre que subo os degraus da escada da escola para chegar a uma sala de aula, sinto-me emocionado ao ver que algo que outrora estava tão distante, agora se tornou realidade”, relembrou o empresário.
Desafios
Contudo, além da dificuldade já esperada do curso universitário, Valdomiro teve de superar dois obstáculos difíceis e imprevisíveis.
Em 2020, ele precisou fazer aulas e provas em casa, em decorrência da pandemia de Covid-19. Além disso, pouco antes de concluir a graduação, o idoso sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Mas Valdomiro mostrou que, além da forte determinação ainda se soma a resiliência, pois conseguiu se recuperar da grave condição médica para se formar junto aos colegas. “Os médicos são encabulados com a minha melhora. Eu melhorei em tempo recorde”, afirmou ao G1.
Biografia
Com uma história tão rica de superação e resiliência, Valdomiro também está prestes a lançar um livro biográfico, no qual relembra todos esses momentos que passou.
“Chego a me emocionar com o que para muitos é só mais um dia de aula, para mim é uma vitória, uma dádiva, um prazer”, escreveu na obra, prevista para ser lançada no próximo domingo (17), em Goiânia.