Região mágica em Goiás atrai turistas de todo o mundo (fenômeno natural)
Atrativo destacado como um dos mais belos da natureza vistos a olho nu acontece por lá


É em uma região específica de Goiás que o cerrado promove a bioluminescência, um fenômeno destacado por ser um dos mais belos da natureza vistos a olho nu e que atrai turistas de todo o mundo por conta da magia desse efeito.
Nele, os cupinzeiros ficam cheios de pontos brilhantes durante à noite, criando um cenário mágico e de encher os olhos. E para vê-lo, é preciso estar no Parque Nacional das Emas, localizado em maior parte no município de Chapadão do Céu.

Chapadão do Céu fica a 480 km de Goiânia (Foto: Prefeitura de Chapadão do Céu)
Efeito
Protagonizado por larvas de vagalumes que se infiltram na estrutura construída por estes insetos para abrigar a sua colônia, a bioluminescência ocorre quando há emissão de luz por estes organismos vivos.
O fenômeno ocorre através de reações químicas que liberam energia luminosa, exclusivamente durante as noites neste ponto específico do estado de Goiás, sendo que entre os meses de outubro e dezembro é o período ideal de vê-lo.
Características céu-chapadenses
A cidade, que fica a 480 km de Goiânia sentido sudoeste, é um dos acessos ao parque, feito pelo Portão do Bandeira. O espaço conta 132.000 hectares distribuídos, ainda, pela cidade de Mineiros.
Além do efeito literalmente brilhante, Chapadão do Céu abriga outros atrativos, prometendo aos visitantes um lazer completo.
O município tem como atrativos turísticos a Cachoeira do Prata (Rio Prata), no triângulo da Prata, a 25 km da cidade, com remanso apropriado para práticas esportivas e as lindas cachoeiras Requeijão e Rapadura, a 35 km da cidade.

Cachoeira do Prata fica no limite do município (Foto: Prefeitura de Chapadão do Céu)
Há também as corredeiras do Rio Formoso, o Parque Aquático Lago das Garças, com estruturas para a prática de esportes aquáticos como aula de canoagem, pesca esportiva, e piscinas com tobogãs e toboáguas.

Corredeiras do Rio Formoso atrai praticantes de esportes aquáticos (Foto: Goiás Turismo)
Já na área urbana, está o Parque Natural Alberto Rodrigues da Cunha, criado para proteger a biodiversidade dos ecossistemas e atuar como regulador da qualidade do ar da região.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, especialmente de Goiás, tudo online e em tempo real para você!