Os eletrodomésticos que mais pesam na conta de luz no final do mês e como reduzir o consumo
Separamos para você alguns aparelhos que fazem um estrago no bolso e é bom evitar


Eletrodomésticos são úteis, necessários, presença obrigatória nos lares brasileiros, mas gastam tanto que afetam na conta ao final do mês. Pensando nisso, a associação de donas e donos de casa reuniu uma lista de aparelhos para ter atenção redobrada, pois dão prejuízo no bolso.
Os eletrodomésticos que mais pesam na conta de luz no final do mês e como reduzir o consumo
1. Ar-condicionado
Irmão próximo do ventilador, o ar-condicionado é um aparelho que é vilão em consumo de energia e as pessoas esquecem ele ligado por horas.
Assim, apesar do conforto térmico que ele gera, o consumo varia entre 129 kWh e 679 kWh, a depender do tipo de fabricação, marca e potência. A indicação é regrar o consumo e usar ele fora dos horários de pico.
2. Geladeira
Essencial demais no cotidiano, porém é preciso ter muita atenção com a frequência de uso deste item, já que ela necessita estar ligada na tomada 24 horas por dia.
O gasto mensal de um modelo desse pode variar entre 40 kWh e 57 kWh. Assim, para economizar, a dica é abrir uma vez e retirar o máximo de coisas que precisa para as refeições. Evite ficar abrindo toda hora ou deixar a porta aberta por muito tempo.
3. Televisão
Agora temos ela, que está presente em vários lares brasileiros: a TV.
O que muita gente esquece é que, mesmo desligada, ela consome elevadas quantidades de energia elétrica. Assim, a TV fica em modo de standby aguardando ser ligada novamente e, com isso, o consumo de energia continua ativado.
Em standby por cerca de 5 horas por dia, o aparelho pode demandar cerca de 30,45 kWh em um mês. Por isso, o ideal é desligar quando não estiver em uso e regrar o tempo ligada, principalmente em casa com crianças.
4. Chuveiro elétrico
Esse é um dos grandes vilões do aumento da conta de luz. Um modelo com potência de 5.500 W e a 30 minutos de uso diário, pode consumir cerca de 88 kWh de energia elétrica por mês.
Por isso, é recomendável o uso moderado, de tempo curto e, de preferência, a água quente só em casos extremos de temporada de frio.
5. Ventilador
Quando o calor forte bate, não tem jeito, é hora de acionar o ventilador. Só que, em dias mais quentes, o ventilador chega a gastar cerca de 17,28 kWh por mês, se for utilizado, em média, oito horas por dia.
Assim, é bom deixar de fora da tomada quando não estiver precisando usar e só usar em casos extremos de muito calor para economizar energia.
6. Ferro de passar roupa
Outro vilão é o ferro de passar roupas. O motivo é que ele consome bastante energia para aquecer a resistência para chegar a altas temperaturas. Modelos potentes aliados ao uso prolongado aumentam ainda mais o consumo.
A potência de um ferro geralmente varia entre 1000 e 2000 watts (1 a 2 KW). Um ferro de 1500 Watts consome cerca de 1,5 KWh de energia, quando usado por uma hora. Para evitar gastos maiores, busque sempre passar o máximo de roupas possível em um só momento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!