Vídeo viraliza ao mostrar versão “retrô” de importante avenida em Goiânia

Internautas se emocionaram com o esplendor do passado, enquanto outros questionaram a representação de figuras históricas

Davi Galvão Davi Galvão -
Registro de Goiânia na década de 40 emocionou internautas. (Foto: Reprodução)
Registro de Goiânia na década de 40 emocionou internautas. (Foto: Reprodução)

Inegável que Goiânia mudou, e muito, ao longo dos anos. Com algumas alterações mais sutis e outras de enorme evidência, um vídeo bastante nostálgico e datado de 1947 viralizou nas redes sociais mostrando o quão impactante foi o peso dos anos.

A localização escolhida, também foi bastante emblemática, no cruzamento das avenidas Goiás e Anhanguera, na região Central.

Na filmagem, o narrador exalta o progresso contínuo e trepidante da cidade, com “clima esplêndido” e ruas asfaltadas.

Já nos pequenos cortes que mostram a organização das ruas é possível ver as diferenças marcantes entre as épocas, vide a ausência de prédios e altos edifícios que hoje em dia já se cristalizaram na estética de Goiânia.

Prosseguindo, o vídeo dá destaque especial a Estátua de Anhanguera, “erguida no centro de amplo e bonito parque”, sendo uma “lição de coragem e um incentivo aos filhos da grande e futurosa unidade do centro do Brasil”.

Estátua do Anhanguera marca diferenças entre épocas de Goiânia. (Foto: Reprodução/Rubens Salomão)

Estátua do Anhanguera marca diferenças entre épocas de Goiânia. (Foto: Reprodução/Rubens Salomão)

Vale destacar que, na década de 50 e 60, a estátua estava em um pedestal mais baixo, no centro da praça, rodeada por área verde. Porém, a partir dos anos 70, com alterações profundas no sistema de transporte público, a região foi sofrendo alterações no traçado original.

A estátua foi tombada como patrimônio histórico pela Prefeitura de Goiânia em 1991, sendo que em 2003 foi erguida em um pedestal para combinar com a altura dos prédios ao redor.

Nos comentários, os internautas se lembraram com nostalgia dos tempos saudosos, elogiando até mesmo como Goiânia era mais limpa, enquanto outros traçaram críticas a representações de figuras controversas na história.

“Essa estátua do Anhanguera não tem mais sentido nos tempos atuais”, disse um, em alusão a Bartolomeu Bueno da Silva (Pai) e ao passado de violência contra povos indígenas.

“É incrível ver a limpeza, a impecável avenida Goiás na época… como deve ter sido maravilhoso viver aqui nessa fase”, comentou outra.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Goiás Tem História (@goiastemhistoria)

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade