Carro mais econômico do Brasil é da Toyota, faz 18 km/L e surpreende ao deixar Onix, Cronos e HB20 para trás
À medida que se compara os números, fica ainda mais claro como a eficiência energética se tornou um dos fatores mais importantes na escolha de um automóvel novo

O carro mais econômico do país tem chamado a atenção de quem busca gastar menos no dia a dia, e não é à toa: a tecnologia híbrida da Toyota mudou completamente o jogo.
Quando sabemos que esse tipo de veículo consegue entregar consumo urbano muito acima da média, começamos a entender por que tanta gente fala sobre ele.
À medida que se compara os números, fica ainda mais claro como a eficiência energética se tornou um dos fatores mais importantes na escolha do próximo automóvel.
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Toyota lidera o ranking de eficiência no Brasil
De acordo com o Inmetro, o Toyota Corolla híbrido ocupa o topo do ranking oficial de eficiência energética em 2025.
Com média de 17,5 km/l na cidade usando gasolina, o modelo alcança consumo energético de 1,26 MJ/km — o melhor índice entre todos os veículos avaliados no país pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Essa performance deixa para trás rivais populares como Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S, que contam com motores 1.0 voltados para economia, mas ainda não conseguem superar o desempenho do híbrido.
Por que o consumo é tão baixo?
A grande vantagem do Corolla está no conjunto híbrido, que une um motor 1.8 flex a um propulsor elétrico, trabalhando em sintonia com o câmbio CVT
. Esse trio prioriza o uso do motor elétrico em baixas velocidades, especialmente no trânsito urbano, reduzindo drasticamente o consumo.
Em estradas, o sedã marca 15,2 km/l com gasolina e entrega potência combinada de 122 cv, além de torque de 16,6 kgf.m.
Tudo isso em um modelo cujo preço inicial gira em torno de R$ 190 mil.
Comparação com Onix, Cronos e HB20
O segundo colocado no ranking de 2025 é o Chevrolet Onix Plus 1.0 manual, registrando 17,4 km/l e consumo energético de 1,39 MJ/km.
Logo depois vêm o Fiat Cronos 1.0 manual (1,46 MJ/km) e o Hyundai HB20S 1.0 manual (1,47 MJ/km). O
u seja, todos fazem parte do grupo dos sedãs compactos econômicos, mas nenhum alcança o desempenho do híbrido da Toyota.
Entre os modelos com maior potência, o BMW 320i aparece apenas na oitava posição, com 13,3 km/l.
Como funciona o sistema híbrido na prática
O Inmetro destaca que veículos híbridos têm vantagem clara no ciclo urbano porque podem rodar em modo elétrico em velocidades mais baixas.
No caso do Corolla, a recarga da bateria acontece durante frenagens, graças ao sistema regenerativo.
Isso significa menos consumo de combustível e maior aproveitamento de energia.
O câmbio CVT também ajuda, mantendo o motor sempre em rotações mais econômicas e resultando em um consumo extremamente eficiente.
Desempenho com gasolina e etanol
A etiqueta do PBEV mostra números distintos para cada combustível:
-
Com etanol, o Corolla híbrido entrega 12,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.
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Com gasolina, dispara para 17,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Esses dados facilitam a vida de quem precisa calcular o custo mais vantajoso por região, já que o preço do etanol e da gasolina varia bastante.
Custo de uso e vantagem na hora da compra
Com o preço médio da gasolina girando em torno de R$ 6,14, especialistas destacam que o custo por quilômetro rodado se tornou determinante na escolha de um novo veículo.
Apesar do Corolla híbrido ter preço inicial mais alto, ele tende a oferecer menores gastos mensais, especialmente no trânsito urbano — onde a tecnologia híbrida realmente mostra seu valor.
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