Como funciona o campeonato goiano?

Da Redação Da Redação -

O campeonato goiano é um dos 27 campeonatos estaduais disputados no Brasil, onde cada federação realiza o seu campeonato local e os times da primeira divisão jogam entre si para definir o campeão estadual.

No caso do campeonato goiano, são 10 clubes divididos em 2 grupos que jogam um contra o outro em turno e returno. Ao final dos turnos, os times jogam dentro de seus próprios grupos para definir os classificados às semifinais e, posteriormente, à grande final. Não há disputa pelo terceiro lugar.

Os dois melhores classificados de cada grupo avançam à semifinal e fazem partidas de ida e volta, tendo o gol fora de casa como critério de desempate. Quem vencer os confrontos vai à final, também com duas partidas sendo disputadas. Quando a decisão é entre dois times da mesma cidade, o critério do gol fora não prevalece.

Naturalmente, o vencedor do confronto final é o campeão goiano. O último colocado de cada um dos grupos é rebaixado à divisão de acesso no ano seguinte. O Goiás é o maior campeão goiano, com 27 títulos, seguido do Vila Nova que tem 15, do Goiânia com 14 e do Atlético-GO com 13 títulos.

O Crac de Catalão é o maior campeão do interior, com duas conquistas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade