Anápolis entra no nível moderado da matriz de risco; saiba o que abre e fecha na cidade

Anúncio deve ser feito pelo prefeito Roberto Naves (PP) nas redes sociais ainda neste domingo (28)

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

A partir de terça-feira (30) Anápolis passará para o nível moderado da matriz de risco que norteia a política de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A mudança ocorre porque a cidade já alcançou 33% de ocupação nos leitos de UTI reservados exclusivamente para pacientes com Covid-19.

O anúncio deve ser feito pelo prefeito Roberto Naves (PP) nas redes sociais ainda neste domingo (28).

O risco leve, em que apenas escolas e faculdades não puderam abrir, vigorou desde o início de maio.

No risco moderado a cidade reviverá o cenário do mês de abril, em que somente as atividades consideradas essenciais estavam autorizadas a funcionar.

Confira o que muda em cada um dos eixos econômicos da cidade:

>> Saúde

Ficam suspensos os serviços ambulatoriais eletivos: atividades médicas, exames (análises clínicas, imagem, radiologia) e psicologia e psiquiatria, mas liberado em teleatendimento.

>> Transporte

Ficam suspensas as atividades em comércios de atacado e varejo: veículos automotores, acessórios e similares, bem como serviços de lava jato, aluguel de veículos, estacionamentos particulares e serviços de emplacamento..

>> Construção Civil

Ficam suspensas as atividades em indústrias quem não estejam relacionadas às obras essenciais. Já o comércio, atacado e varejo de material de construção, ferragista, madeireira e locação de equipamentos pode funcionar por delivery.

>> Alimentação

Lanchonetes, padarias, pamonharias e similares só podem funcionar por delivery, do mesmo modo restaurantes, bares, disk-cerveja e afins. Já as feiras livres e o comércio ambulante de alimentação deve fechar.

>> Higiene

O comércio, atacado e varejo de produtos para higiene pessoal, cosméticos e perfumarias só pode funcionar por delivery. Já a prestação de serviço por lavanderias fica suspensa.

>> Agropecuários

Lojas agropecuárias podem funcionar por delivery e pet shops também, mas a realização de banho e tosa é proibida. Já nos consultórios e clínicas veterinárias, o atendimento deve ser restrito à urgência e emergência.

>> Essenciais

Cemitérios, funerárias, indústrias/comércio de energia, gás, combustível, alimentação, farmacêutica, higiene e saúde continuam abertos. Do mesmo modo, serviços de segurança, água e esgoto, coleta e tratamento de lixo.

Bancos, lotéricas, correios, empresas de comunicação e serviços de assistência social também não precisam fechar as portas. Ainda entram na lista, os serviços de controle de pragas e extração mineral e vegetal.

>> Entretenimento

As atividades em parque públicos, como o Ipiranga, ficam suspensas. As praças ficam liberadas, mas somente o deslocamento de pessoas, sendo expressamente proibido o uso de áreas de lazer.

>> Aglomerações

Shoppings centers e galerias, liberados por último no risco baixo, agora devem fechar as portas. As bancas do Mercado Municipal podem abrir, mas apenas com atendimento de um cliente por vez e no delivery para aqueles que são de alimentação.

Já os camelódromos e o comércio popular nas calçadas das ruas do Centro ficam suspensos. Os cultos religiosos e filosóficos também, mas com o aconselhamento individual liberado.

>> Não essenciais

Atividades industrias gerais ficam suspensas e todo o comércio, atacado e varejo não citado anteriormente também. Salões, barbearias e outras atividades de beleza devem suspender as atividades, assim como academias, quadras e centros esportivos.

Já os escritórios de prestadores de serviços autônomos, como de advogados e engenheiros, podem abrir as portas, mas sem atendimento presencial. A mesma regra vale para as imobiliárias e escritórios de contabilidade.

Hotéis, motéis, pensões e albergues continuam liberados, porém com a capacidade máxima de 50% de funcionamento e um hóspede por acomodação, com exceção daqueles da mesma família.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.