domingo, 28, fevereiro, 2021
Seção Rápidas
Portal 6
  • Últimas
  • Cotidiano
    • Anápolis
    • Grande Goiânia
    • Interior
  • Coronavírus
  • Política
  • Brasil
  • Geral
  • Mundo
  • Variedades
  • Publieditoriais
Nenhum resultado
Todos os resultados
  • Últimas
  • Cotidiano
    • Anápolis
    • Grande Goiânia
    • Interior
  • Coronavírus
  • Política
  • Brasil
  • Geral
  • Mundo
  • Variedades
  • Publieditoriais
Nenhum resultado
Todos os resultados
Portal 6
Nenhum resultado
Todos os resultados
Home Educaçãoㅤ

Maioria dos alunos sai do ensino médio sem aprender matemática, diz relatório

Da RedaçãoDa Redação
2 de julho de 2015
matemática portal6

matemática portal6

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

Apenas 2,7% dos estudantes de Roraima terminam o ensino médio dominando o conteúdo de matemática. No Maranhão o percentual é 2,8% e no Amazonas, 2,9%. Esses três estados tiveram o pior resultado no relatório De Olho nas Metas, divulgado hoje (2) pelo movimento Todos Pela Educação. O nível de proficiência em matemática foi medido com base no Sistema de Avaliac a o da Educac a o Ba sica referentes a 2013, do Ministe rio da Educação.

De acordo com os dados, o resultado também é baixo na média nacional: 9,3% dos que concluem o ensino médio absorveram o essencial da disciplina. Os estudantes do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho com 17% deles demonstrando proficiência na matéria. No Rio Grande do Sul o percentual é 13,8%.

O relatório destaca que nem mesmo os estados com melhor resultado atingiram a meta proposta pelo Todos pela Educac a o de 28,3% dos estudantes com domínio do conteúdo de matemática. “A cada vinte crianc as que ingressam no ensino fundamental, apenas uma está saindo com a aprendizagem adequada em matemática”, enfatiza a coordenadora geral da pesquisa, Alejandra Velasco.

Em português, os resultados foram um pouco melhores, porém também abaixo das metas. O Distrito Federal tem 40,2% dos estudantes concluintes do ensino médio com os conhecimentos essenciais em português. O percentual é maior do que a meta nacional (39%), mas menor do que o objetivo específico (54,7%). Na média de todo o país, o percentual ficou em 27,2%. Os piores resultados foram registrados no Maranhão (12,2%) e em Alagoas (12,6%).

Para contornar essa situação, Alejandra defende uma atenção específica ao ensino médio. “Só corrigindo o percurso todo é que se corrigirá essa estatística. Isso é o produto de toda a escolaridade desse aluno. Então, a gente precisa falar e ter soluções específicas para os anos finais do ensino fundamental, que é uma etapa esquecida das políticas públicas”, ressaltou após a apresentação dos dados.

Para Alejandra, a matemática é uma disciplina especialmente difícil de se apresentar aos estudantes. “Com matemática há uma dificuldade maior de não apenas apresentar os conteúdos, mas relacionar esses conteúdos com o cotidiano do aluno”, destacou. Por esse motivo, ela enfatizou a importância da capacitação dos educadores. “Não é apenas o domínio dos conhecimentos específicos de matemática. Mas é também o domínio de diferentes técnicas e formas de se ensinar esses conhecimentos. Ter um repertório para quando uma estratégia não funciona com determinados alunos, empregar outra”, acrescentou.

Agência Brasil

Receba primeiro que todo mundo as últimas notícias de Anápolis e região. Clique AQUI e entre em um de nossos grupos de WhatsApp.

Tudo sobre: De olho na EducaçãoMinistério da EducaçãoSaebSistema de Avaliação da Educação BásicaTodos pela Educação

Discussion about this post

Últimas

Motorista perde o controle do carro e movimenta Avenida Mato Grosso

Motorista perde o controle do carro e movimenta Avenida Mato Grosso

(Foto: Divulgação)

Domingo (28) tem mais um drive-thru da vacina contra Covid-19 em Anápolis

“Mais do que nunca precisamos que a população se conscientize”, alerta Roberto

“Mais do que nunca precisamos que a população se conscientize”, alerta Roberto

(Foto: Divulgação)

Roberto contrata mais 10 leitos de UTI da Santa Casa e, por enquanto, evita lockdown

Anápolis teve forte aumento de casos descartados do novo coronavírus

Entenda por que a transmissão descontrolada tende a criar vírus mais perigosos

(Foto: Daniel Oliveira)

Com 90% dos leitos ocupados, Anápolis tem novos óbitos e mais 117 casos notificados em 24h

  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Anuncie
  • Termos de Uso

© 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum resultado
Todos os resultados
  • Últimas
  • Cotidiano
    • Anápolis
    • Grande Goiânia
    • Interior
  • Coronavírus
  • Política
  • Brasil
  • Geral
  • Mundo
  • Variedades
  • Publieditoriais

© 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist