Meninas de 9 a 13 anos devem ser vacinadas contra HPV

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Cinquenta mil meninas de nove anos devem ser vacinadas em Goiás contra o vírus HPV principal fator responsável pelo câncer do colo do útero. Para reforçar a importância da imunização  e incentivar a vacinação, o Ministério da Saúde realiza desde o início deste mês uma mobilização nacional com slogan Proteja o futuro de quem você ama.

Além das meninas de nove anos, as da faixa etária de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus devem ser vacinadas. A vacina HPV quadrivalente faz parte do Calendário Nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o País.

Parceria

A vacinação é realizada pela Secretaria da Saúde de Goiás em parceria com as secretarias municipais de Saúde e com a Secretaria da Educação. As doses são aplicadas nas unidades básicas de saúde de todos os municípios goianos, Cais, Ciams e Postos. Alguns municípios aplicam a vacina em escolas públicas e privadas com o intuito de proporcionar a proteção a um número maior de meninas.

A gerente de Imunizações da Secretaria Estadual de Estadual de Saúde, Clécia Di Lourdes Vecci Menezes, destaca que a vacina também está disponível para as mulheres da faixa etária de 14 a 26 anos, que também não imunizadas, que têm HIV/Aids. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em portadores de HIV e Aids.

Além disso, as meninas poderão ser vacinadas nas escolas públicas e particulares. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, explica a importância da estratégia. “Pesquisas, em todo o mundo, demonstram que envolver as escolas é a melhor forma de alcançar altos índices de cobertura. Isso irá permitir que o Brasil possa ter uma geração de mulheres livres do câncer de colo de útero nos próximos ano”, afirma. A recomendação é que as secretarias da Saúde articulem junto às secretarias de Educação a operacionalização das ações nas escolas. “Assim, cada município define sua estratégia de vacinação, de acordo com a logística e realidades locais”, completa Carla.

O secretário de Vigilâncias em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, ressalta a importância de aplicar duas doses da vacina, sendo que a segunda seis meses após a primeira. “Só assim, essas meninas poderão chegar à idade adulta livre da ameaça de uma doença como a câncer do colo de útero, responsável pela quarta causa de morte na população feminina brasileira”, enfatiza. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil mortes em 2016.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade