Prefeitura anuncia período de inscrições nas creches municipais de Anápolis

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

De 07  de novembro  a 09 de dezembro estarão abertas as inscrições para as creches da rede municipal de Anápolis nas modalidades de berçário e maternal I e II, que atendem crianças de 01 a 03 anos de idade.

Diferentemente dos anos anteriores, em que as vagas eram distribuídas  por sorteio, o critério de seleção avança e passa a ser por análise de perfil socioeconômico. Desse modo, filhos de mulheres solteiras, desempregadas ou crianças criadas por avós passam a ter prioridade.

Segundo a secretária municipal de Educação, Virgínia Maria Pereira de Melo, a mudança “se deve pela percepção de que o sorteio não contemplava quem mais necessitava e se adéqua às orientações do Ministério Público”.

Ainda segundo Virgínia, as crianças de 04 e 05 anos tem vaga assegurada na chamada “pré-escola”.

Ficha Cadastral

A inscrição deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável legal diretamente no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou Centro de Educação Infantil (CEI) mais próximo para preencher uma ficha cadastral que colherá informações sobre as famílias.

Também será necessário, junto com a ficha cadastral preenchida, apresentar a documentação comprobatória como certidão de nascimento, comprovante de endereço, CPF dos pais ou responsáveis dentre outros que podem ser conferidos no edital.

Seleção

Terá prioridade para receber a vaga as crianças pertencentes à famílias em situação de maior vulnerabilidade social (famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 170; existência de deficiência ou doença crônica em pessoa da família; moradia insalubre; histórico de violência doméstica e/ou abuso sexual na família; caso de drogadição na família; criança com pai/mãe ou responsável legal deficiente; pai ou mãe solteiro (a); genitores ou responsáveis legais em situação de analfabetismo; pais desempregados e famílias que recebam benefício social como Bolsa Família e Renda Cidadã).

Classificação

As crianças serão classificadas conforme a maior pontuação obtida na análise socioeconômica declarada nas informações prestadas na Ficha Cadastral.

Divulgação

A divulgação dos contemplados com vaga ocorrerá no dia 12 de janeiro, nos polos de inscrição, onde serão afixadas as listas com os resultados e também a lista de espera.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.