Por que é tão importante encontrar água em outros planetas?

Da Agência Brasil Da Agência Brasil -

Quando falamos em água é impossível não pensar em vida. Nós dependemos da água. A Terra depende dela para abrigar vida. Por isso você ainda vai ler muito sobre água aqui nos textos do Planetário.

Mas por quê? Simples… Uma das questões mais intrigantes da Astronomia é saber onde tem vida no Universo. E vida pressupõe ela, a água. Por isso tanta pesquisa sobre este assunto.

Antes procurávamos água em planetas, como Marte, asteroides e cometas. Mas agora estamos descobrindo que satélites e planetas extrassolares podem ter água em abundância. E a vida? Isso já é uma questão mais profunda. Mas os primeiros passos na busca da vida lá fora já foram dados.

Esta semana os pesquisadores da sonda Cassini, que explora Saturno e seus satélites, analisando as imagens e os dados sobre o satélite Dione, estão chegando à conclusão da existência de um grande oceano de água por baixo da superfície, livre das radiações solares, protegendo a vida, se ela existir.

Os cálculos, obtidos através da análise do campo gravitacional de Dione, permitiram calcular a sua massa que, juntamente com o seu volume, dão como resultado uma densidade que mostra que ele não é um corpo totalmente sólido. O núcleo deve ser rochoso e, caminhando para as partes externas deve existir uma camada grande de líquido e depois gelo na superfície. Essa característica não se apresenta apenas em Dione, mas em Europa, Titã, Encélado, Ganimedes e Calisto, que são outros satélites do Sistema Solar.

A equipe que apresentou este resultado sugere que a crosta gelada (a parte mais superficial) deve ter cerca de 100km de espessura, e recobre um oceano com cerca de 60km de espessura em todo subsolo de Dione. É muita água!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias