Casarão de Anapolino de Faria está sendo restaurado para receber mostra de arquitetura

Imóvel histórico do ex-prefeito foi desenhado como presente por Oscar Niemeyer

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1960, a casa do ex-prefeito Anapolino de Faria está sendo restaurada para receber a 1ª Mostra de Arquitetura, Designer de Interiores e Paisagismo de Anápolis,  prevista para ocorrer no mês de novembro.

A iniciativa partiu das empresárias Sheila Marçal, Joseane Pereira e Gioconda Faria, que apostam no potencial da cidade para receber a Mostra Kzulo.

Durante a mostra será contada a história da família de Anapolino, incluindo detalhes sobre casamento dele com dona Dulce de Faria e também sobre sua amizade que o ex-prefeito mantinha com grandes nomes do país como Sérgio Rodrigues, Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer (autor do projeto da casa).

Um total de 29 ambientes comporão o evento, sendo que em cada um terá um profissional responsável. Um deles, inclusive, será é o arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto projetor de Brasília.

Restauração

A arquiteta Marisa Félix de Araújo comandará a restauração da casa de Anápolino. Serão mantidos todos os detalhes para que as lembranças do ex-prefeito sejam preservadas.

O projeto inclui a troca do sistema elétrico e hidráulico da residência, além da recuperação de pisos, revestimentos e telhado.

Casarão histórico de Anapolino de Faria. (Foto: Reprodução/ Jornal Contexto)

Em tempo

Nascido em 1921, em Anápolis, Anapolino de Faria foi considerado um visionário dos anos 1950. Enquanto jovem, estudou medicina no Rio de Janeiro e conheceu Dulce, com quem foi casado pela vida inteira.

Sendo um dos fundadores do Hospital Dom Bosco e da Associação Médica de Anápolis, ele foi vereador, deputado e prefeito da cidade por dois mandatos.

Enquanto esteve na Prefeitura seu lema era: “Educação, educação e educação”. Com essa mentalidade progressista, criou com a esposa a Sociedade Dom Bosco, projeto social voltado para crianças e adolescentes. Anapolino morreu em 2008, aos 87 anos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade