Como jogar UNO? Aprenda as regras deste jogo super divertido

Da Redação Da Redação -

Uno é um dos vários jogos de cartas desenvolvidos para a diversão das pessoas, principalmente crianças e adolescentes. Apesar de ser utilizado por todas as idades é recomendado para crianças a partir dos 7 anos de idade e o número de jogadores deve variar entre 2 e 10.

O principal objetivo do Uno é eliminar todas as cartas da mão com a menor quantidade de rodadas possível. Vence quem ficar sem cartas na mão. O modo de jogo é bastante simples.

Cada participante recebe 7 cartas e o restante do baralho fica na mesa com a face virada para baixo. A carta inicial é a primeira do monte, que ao ser virada dá início ao jogo.

O jogo acontece sempre no sentido horário e para iniciar o primeiro jogador deve lançar uma carta que contenha o mesmo número ou a mesma cor da carta iniciar. O baralho tem números de 0 a 9 e algumas cartas especiais

Como jogar UNO? Aprenda as regras deste jogo super divertido

+2 : Esta carta obriga o próximo jogador a pegar duas cartas no monte;

Inversão: Esta carta inverte o sentido da partida do horário para o anti-horário e vice versa;

Bloqueio: Esta carta pula o próximo jogador, fazendo com que ele perca a jogada na rodada;

Coringa: Esta carta permite ao jogador escolher qual a cor da sequência da partida

Coringa +4: Esta carta, além de permitir a escolha da cor, faz o próximo jogador pegar 4 cartas no monte.

Existem algumas regras alternativas que podem ser aplicadas ou não dependendo da região em que o jogo é disputado e da preferência dos jogadores.

A primeira delas é a regra do 7, que obriga todos os jogadores a ficarem em silêncio até que quem jogou descarte uma nova carta.

A regra do 9 obriga os jogadores a bater a mão sobre a mesa e quem bater por último “come” uma carta.

A regra do 0 permite a quem jogá-la fazer uma troca de baralhos entre os participantes, podendo ser o dele mesmo ou alguma outra variação que ele julgar interessante.

Existe ainda o corte, onde o participante joga a carta e, caso alguém possua uma idêntica, pode cortar e jogar essa mesma carta, fazendo com que o jogo prossiga a partir dele, cortando os demais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade