Superlua mais brilhante de todos os tempos poderá ser vista em Anápolis

Será possível acompanhar o fenômeno no céu por cerca de 12h

Carlos Henrique Carlos Henrique -

Os amantes de astronomia em Anápolis já podem se preparar. É que a superlua mais brilhante dos últimos tempos também poderá ser vista na cidade neste domingo (03).

Em sua fase cheia, a Lua parecerá 7% maior do que o normal no céu noturno.

Localmente, o fenômeno poderá ser observado a olho nu, a partir do pôr-do-sol às 18h36.

O ápice, porém, deve ser por volta das 23h50 quando a órbita lunar fará a maior aproximação ao planeta e chegará a cerca de 357 mil quilômetros da Terra.

“Para quem observa por curiosidade, toda a noite do dia 3 será ótima para observação. A Lua cheia atinge o perigeu por volta das 23h50, porém, essa diferença de distanciamento é perceptível apenas para pesquisadores. Teremos quase 12 horas de super Lua. É só esperar que o céu esteja limpo e não haja chuva”, explicou Antônio Miranda, professor de astronomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ao Correio Brazilense.

Embora não seja necessário qualquer instrumento especial para desfrutar do show, observadores que usam câmeras com lentes fotográficas, binóculos ou telescópios podem aproveitar a oportunidade para ter visões mais nítidas da superfície lunar.

Além disso, se o céu noturno estiver nublado, também é possível observar o fenômeno online em um webcast gratuito do Projeto Virtual Telescope.

Em 2018 a superlua poderá ser vista novamente nos dias 02 e 31 de janeiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade