Movimentos de renovação política são lançados em Anápolis

Brasil 200 e Acredito chegam a cidade com eventos no mesmo local, mas em horários distintos

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

A crise política e partidária no Brasil fez surgir iniciativas autorais que começam a se espalhar pelas cidades. Em Anápolis chegam neste sábado (24) o Brasil 200 e o Acredito, movimentos que pretendem influenciar e prospectar pessoas para renovar o cenário político a partir das eleições de 2018.

Ambos se reunirão no mesmo espaço, o Cafe S/A, que fica em frente ao Fórum, mas em horários diferentes. O encontro do Brasil 200 terá início às 09h. Já o evento do Acredito será às 14h30.

Perfis e atuação

Ligado mais ao empresariado, o Brasil 200 tem como coordenador em Goiás o empresário Lucas Gabriel, de 20 anos. Segundo o jovem, a primeira fase do movimento quer arregimentar pessoas para a gravação de vídeos de 200 segundos com depoimentos que narrem “como o estado, suas regulações, burocracias e altos impostos atrapalham a vida do cidadão brasileiro e principalmente do empreendedor”.

Lucas Gabriel, empresário e coordenador do Brasil 200 em Goiás. (Foto: Arquivo Pessoal)

Porém, outras ações também estão previstas. “Faremos um ‘adesivaço’ pela cidade para divulgar os ideais do Brasil 200 e um grande evento, contando com os co-fundadores e adeptos. Obviamente terá conversa, debates no grupo e novas reuniões serão marcadas”, avisa Lucas.

Em Goiás, a mediação dos trabalhos do Acredito tem a frente José Frederico Lyra Neto, de 33 anos, que traz no currículo um mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard. “No Brasil já somos dois mil voluntários. Somos um movimento de renovação política não só de nome, mas de práticas e de ideias”, destaca.

Lançado no ano passado, o Acredito é apartidário e pretende lançar candidatos a deputado estadual e federal entre seus quadros para mudar a cara do Congresso Nacional em dez anos. A meta ousada servirá, conforme aponta José Frederico, para “reaproximar o cidadão da política”.

José Frederico Lyra Neto e membros do Acredito ao fundo.
(Foto: Reprodução/ Facebook)

Com esse objetivo, o movimento também quer apresentar alternativas de reforma política e previdenciária, além de propostas para melhorar a educação, segurança pública e o ambiente no país para empreendedorismo e inovação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.