Idosa que teve de abandonar estudos quando criança consegue se formar aos 91 anos

Última prova foi realizada na quarta-feira (28), onde ela atingiu uma alta pontuação e pegou o tão sonhado diploma do ensino médio

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Um caso emocionante está chamando atenção nas redes sociais. Se trata da dona Maria Pereira da Silva, que conseguiu se formar no ensino médio aos 91 anos.

A idosa, que mora no Recanto das Emas, a 129km de Anápolis, disse em entrevista ao UOL que só entrou na escola aos 10 anos, mas teve de parar ainda aos 14, e foi dar aulas para crianças da cidade em que morava com os pais e as irmãs, no Rio Grande do Norte.

“Tinha que ajudar em casa, na renda. Minha mãe não trabalhava, tinha que cuidar dos meus irmãos e também não tinha muita oportunidade de emprego. Eu dava aula de matemática, caligrafia e leitura. Ganhava 40 mil réis. Ralava, mas gostava. Sempre gostei de ler, fazer contas. Era uma forma de me manter no estudos”, relatou.

Quando completou 40 anos, dona Maria já morava em Brasília e foi aconselhada pela diretora da escola dos filhos a voltar a estudar. Ela chegou a se matricular e fazer o ensino fundamental, mas novamente teve de desistir.

“Ficava muito cansada porque tinha que cuidar de filhos, casa e também trabalhava em uma rede de Fast food. Aí desisti. Mas, aos 89 anos, um dos meus netos, que sempre me via lendo, perguntou se eu queria voltar a estudar. Fiquei meio pensativa, mas ele foi e me matriculou. Logo depois fomos comprar os materiais escolares”.

A idosa conta ainda que só faltou dois dias de aulas por motivos de saúde, pois sempre fez questão de manter o compromisso e chegar no horário certo.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Na última quarta-feira (28) ela fez sua última prova e tirou 7,5. Depois de pegar o diploma, ainda se reuniu com a família para comemorar e já está planejando iniciar um curso superior na área de teologia.

‘Vale a pena persistir. Quem tem estudos, tem tudo. Ele vale muita coisa, sabe? Quanto mais, melhor”, ressaltou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.