Empresa usa grafite para revitalizar muro pichado de escola municipal em Anápolis

Obra de arte já virou atração no bairro, que também ganhou praça totalmente reformada

Publieditorial Publieditorial -

Os alunos da Escola Municipal Clovis Guerra, localizada na Vila Jaiara, região Norte de Anápolis, retornarão às aulas em agosto com um local muito mais bonito.

É que a unidade de ensino recebeu recentemente a revitalização do muro em seu redor. Os desenhos antigos e as pichações na estrutura deram lugar à arte da grafitagem, trazendo em cores vivas e alegres as belezas da flora e da fauna do nosso cerrado. Os desenhos foram feitos pelo artista urbano Adriano dos Reis Falleiros, mais conhecido na cidade como Adriano RA.

A revitalização completa dos 180 metros de muro que circunda a escola, que atende a quase mil alunos de 6 a 14 anos e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), é uma parceria da MRV Engenharia com o grafiteiro responsável pela obra de arte.

A grafitagem, entregue recentemente à comunidade, faz parte da política de boa vizinhança da construtora e visa levar melhorias urbanísticas para às imediações de seus empreendimentos como revitalização de praças, calçadas, canteiros e outros serviços.

“Este é um presente que a MRV Engenharia entrega à comunidade, aos alunos e moradores da região norte da cidade de Anápolis. Além disso é uma forma que temos de valorizar a arte e os artistas locais que fazem trabalhos maravilhosos, como esse feito na Escola Municipal Clóvis Guerra”, afirma o gestor regional de vendas da empresa, Fernando Salomão.

De acordo com o professor e artista urbano Adriano RA, a grafitagem, como qualquer outra arte visual, é um trabalho minucioso e que requer muita atenção e planejamento. Segundo o artista, o projeto realizado no muro da escola municipal da Vila Jaiara, por exemplo, demorou cerca de 25 dias para ficar pronto e foi feito a seis mãos em três diferentes etapas.

“Tudo foi feito em equipe. Eu juntamente com os dois outros rapazes que trabalham comigo no grupo de grafite. O primeiro passo foi montar o projeto dos desenhos que seriam feitos, depois estudar o tema central, que foi a natureza do cerrado, e então esboçar os desenhos. Na segunda etapa fizemos os traços no muro. Na terceira e última etapa demos cores aos desenhos e fizemos o acabamento da obra”, explica o artista.

Elismar Amâncio, que há três anos é diretora da instituição de ensino, acredita que esse trabalho feito em prol dos alunos e da comunidade escolar trouxe mais vida não somente para a unidade de ensino, mas para o bairro também. De acordo com ela, o incentivo à cultura e à arte está implícito no trabalho proporcionado pela MRV Engenharia.

“Durante o tempo em que o desenho foi feito, o número de crianças e adolescentes que vinham até a escola após o horário de aula era grande. Todos queriam ver de perto o passo a passo do trabalho que tornou nossa escola referência em beleza aqui no bairro, tanto que muitos que passam por aqui fazem questão de tirar fotos”, conta Elismar.

Outro benefício que toda a comunidade obteve com o desenvolvimento do grafite na escola foi com relação às pichações. A diretora diz que antes o muro já possuía vários sinais de vandalismo, porém esse tipo de arte feita inibe os pichadores, protegendo a fachada da escola contra os vândalos. “Por ser uma arte urbana, fruto do trabalho de um artista os pichados passam a deixar o local livre de vandalismo, fazendo com que nossa escola fique mais bonita por muito mais tempo”, diz.

A parceria para a revitalização do muro Escola Municipal Clovis Guerra, em Anápolis, é uma das muitas iniciativas que fazem parte do Projeto “Antes e Depois”, desenvolvido pela MRV Engenharia.

A proposta é promover a boa convivência entre a construtora e os moradores das regiões onde a empresa constrói seus empreendimentos. Na Vila Jaiara, onde a MRV lançou recentemente o Residencial Arcos do Campo, com 240 unidades, além da revitalização do muro da Escola, a Praça Bartolomeu Nunes também recebeu benfeitorias como a construção de uma nova pista e caminhada e instalação de novas lixeiras e bancos.

“Mesmo não tendo esta obrigatoriedade, essa boa relação com a vizinhança do bairro onde estamos chegando faz parte da política da MRV Engenharia. Sempre fazemos previamente todo o projeto de construção e do paisagismo em torno das obras de nossos empreendimentos e implantamos calçadas acessíveis para cadeirantes e com piso tátil para deficientes visuais. É uma forma que encontramos de mostrar que a empresa chega ao bairro para trazer mais qualidade de vida às pessoas”, conta o diretor de produção da construtora, Raphael Paiva.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.