Anápolis recebe espetáculo de dança inédito neste final de semana

Apresentações são gratuitas e artistas prometem interagir com o público espectador

Da Redação Da Redação -

Assistir a um espetáculo de dança nem sempre é uma tarefa fácil de se cumprir. Geralmente acontecem em espaços fechados e em horários que nem sempre conseguimos acompanhar. Mas, e se o espetáculo viesse até sua plateia?

Já imaginou estar passando por uma praça ou andando por um shopping center e dar de cara com uma apresentação de dança?

É isso que o Grupo Três em Cena de Goiânia faz e a população de Anápolis poderá ver esse trabalho neste final de semana.

No sábado (13) na Praça dos Romeiros (Jardim Alexandrina), às 16h30, e no domingo (14) na Praça do Ancião (Centro), também às 16h30, será apresentado o espetáculo Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana, que vem à cidade numa parceria com o Stúdio Plié de Dança e terá acesso gratuito.

Fazendo uso de técnicas do breaking para fazer dança com a cidade, os dançarinos Johnathans Paiva (Black), Taynnã Oliveira e Rafael Guarato, com produção de Juliane Borges, o Três em Cena pretende fazer das apresentações um momento de interação entre moradores, artistas e a cidade de Anápolis.

O evento compõe a programação do Curso de Formação em Dança, iniciado no dia 15 de setembro e que se encerra no próximo domingo, que está sendo realizado na Plié Studio de Dança com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás(FAC/GO), abordando temas que vão das técnicas de dança às estratégias de gestão do trabalho artístico.

Dançando com as escadas

Escada é um objeto arquitetônico projetado para nos permitir subir e descer entre planos, certo? Para os artistas do Grupo Três em Cena de Goiânia, as escadas escadarias das cidades são mais que isso, elas se tornam o palco onde se faz dança. Com um repertório de movimento advindo das danças urbanas, o corpo se funde ao espaço público através das escadas com deslizamentos, encaixes e um gestual específico para se movimentar com as escadas.

O espetáculo Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana é a mais recente criação do Grupo Três em Cena. A investigação para a criação foi baseada em estudos do antropólogo Michel de Certeau sobre o espaço urbano e o uso da técnica do breaking. Neste sentido, a forma do espaço público urbano é caracterizado pela organização cartesiana, focada na circulação de pessoas entre suas casas e seu ambiente de trabalho, ou entre eles e os locais construídos para o lazer do homem urbano, como: parques, bosques e praças. Portanto, estão previstos lugares disponíveis em áreas urbanas para determinados fins, impondo padrões de ação corporal na vida comum.

(Foto: Divulgação)

O peça tem como objetivo abordar o espaço público usando truques que permitem refazer as formas de uso dos lugares, promovendo desvios. Portanto, as escadas arquitetonicamente concebidas para ser um lugar de deslocamento entre planaltos, uma vez desviados para uso de dança, torna-se uma área pitoresca, onde o corpo faz dela outros usos.

A prática de mudar o uso da escada no espaço urbano é a ação característica da peça. Na verdade, a proposta é não só “dialogar com a cidade”; antes disso, de práticas que buscam “fazer com” áreas urbanas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade