Portal 6

Transmissão comunitária do novo coronavírus ainda não chegou em Anápolis

(Foto: David Dourado)

Doença está começando a ganhar força e especialistas reforçam que o isolamento social é, neste momento, a melhor forma que a população tem para se resguardar

Há uma semana reconhecida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a transmissão comunitária do novo coronavírus ainda não chegou em Anápolis.

Essa é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país).

Dos quatro casos até agora confirmados na cidade, dois foram classificados como importados e dois como locais.

Os pacientes referentes aos casos importados da Itália e Espanha finalizaram o período de quarentena. Já os pacientes contaminados por transmissão local ainda estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Eles são, respectivamente, um homem de 25 anos, e um idoso, de 65, que estão em isolamento domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) não informou em quais estados do país ambos foram contaminados.

Isolamento social

É consenso entre os especialistas que, por enquanto, o isolamento social é a forma mais eficaz de retardar o período de transmissão comunitária em locais onde existem casos confirmados do novo coronavírus.

O médico infectologista Marcelo Daher, um dos mais respeitados da área em Anápolis, reforça que no momento atual a população deve se resguardar.

“Temos que ficar em casa, temos que cuidar dos mais velhos, dos mais idosos porque o vírus está começando a ganhar força“, afirmou em conversa com o Portal 6.

No bate papo com a reportagem, o profissional também tira as principais dúvidas da cidade sobre o novo coronavírus. Assista:

Quer comentar?

Comentários