Especialista que oferta tratamento para Disfunção Temporomandibular está atendendo na Santa Casa
Objetivo é ofertar à população uma alternativa mais acessível para cuidar do problema de maneira mais adequada


Os dentes precisam ser sempre muito bem cuidados para se manterem saudáveis. No entanto, alguns problemas podem surgir devido a alta carga de ansiedade, estresse ou hábitos ruins, como mascar chiclete e roer unhas.
Uma das enfermidades mais comuns e que é provocada por esses fatores é a Disfunção Temporomandibular (DTM), que nada mais é do que o mal funcionamento da Articulação Temporomandibular (ATM), responsável pelos movimentos da mandíbula, como mastigar, falar e bocejar.
De acordo com o dentista Paulo Barreto, especialista em Disfunção Temporomandibular, sempre que há um problema nessa articulação, via de regra, é porque ela esta sendo mal utilizada.
“Existem vários tipos de DTM. Os principais sinais são dores de cabeça; cansaço muscular; dor na mandíbula ou na face ao acordar; dores na face; dor ao abrir a boca, mastigar, bocejar ou falar; estalos na articulação ao abrir a boca e mastigar; zumbidos no ouvido; limitação da abertura bucal; descolamento mandibular e, em casos mais raros, vertigens e tonturas”, acrescentou.
O tratamento correto depende de cada caso e é particular. Para oferecer mais acessibilidade à população de Anápolis, Paulo Barreto também passará a oferecer atendimentos na Santa Casa com preços populares.
As consultas no local ocorrerão sempre às quartas feiras, das 07h às 11h, e os interessados já podem fazer o agendamento pelos telefones (62) 3311-9947 ou (62) 3311-9979.
Quando buscar ajuda
De acordo com Paulo Barreto, é necessário buscar quando surgirem os primeiros sintomas. No entanto, o ideal mesmo é passar por consultas de rotinas, já que nem todos os portadores de DTM apresentam sintomas.
Após o diagnóstico correto é que será definido se o tratamento ideal deverá ser feito com uso de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou utilizando placas interoclusais (que ajudam na estabilização do quadro).
“Em alguns casos, dependendo do fator que levou o surgimento da DTM, o tratamento pode se mostrar definitivo. Já em outros casos é necessário que o paciente faça um acompanhamento de rotina com o especialista”, explicou o dentista.
Em tempo
Para aqueles que preferem outras opções de dias, além do que será ofertado pela Santa Casa, o profissional também atende no Instituto do Sorriso, que fica na Rua Evangelino Meireles, nº 45, no bairro Jundiaí, em frente a entrada de urgência da própria Santa Casa.
Os atendimentos são de segunda a sexta-feira e as consultas devem ser agendadas pelo telefone (62) 9 9189-2854, que também é WhatsApp.