Fumaça tampa o Sol e deixa céu de Anápolis com aparência de crepúsculo

Cidade deverá continuar registrando altas temperaturas, mas há previsão de chuva

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Quem precisou sair de casa nesta segunda-feira (21), em Anápolis, foi surpreendido com o tempo mais ameno e nublado.

É que uma espécie de nevoeiro tomou conta de toda a cidade e fez com que o Sol desaparecesse.

Para explicar essa situação, o Portal 6 procurou o especialista Eduardo Argolo, que é professor na UniEVANGÉLICA, Mestre em Ciências Ambientais e doutorando em geoprocessamento com ênfase em climatologia.

À reportagem, ele explicou que há uma série de fatores que contribuem para que cidade esteja com a aparência de crepúsculo. Um dos principais são as queimadas.

“As queimadas contribuem sim. Sem elas já teria um pouco dessa névoa seca, por causa da poeira em suspensão, mas está queimando muito na área rural em volta da cidade”, explicou.

Além da poeira e o excesso de incêndios em vegetação que espalham muita fumaça, segundo Eduardo, a baixa umidade na atmosfera ainda ajuda para que a cidade fique “suja”.

A previsão, conforme o Climatempo, é que Anápolis continue registrando temperaturas altas, com máxima de 33º C ainda hoje. No entanto, pode chover todos os dias até a próxima quinta-feira (24).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.