PublicidadePublicidade

Vai ao cemitério no Dia de Finados? Relembre as regras em Anápolis por causa da pandemia

Nota técnica da Semusa pontuou diversas recomendações que deverão ser seguidas durante as visitas

Caio Henrique Caio Henrique -

É celebrado, tradicionalmente, em 02 de novembro, o Dia de Finados – feriado em homenagem àqueles que não estão mais entre nós.

Neste ano em especial, a pandemia do novo coronavírus fez com que todo o processo de visitas e aglomerações, em todas as áreas, fosse revisado e restrito, a fim de evitar a contaminação.

Já na reta final de 2020, as normas sofreram diversas flexibilizações e liberações, entretanto, ainda existem regras que regulam a entrada e saída das pessoas em locais públicos.

PublicidadePublicidade

Nos cemitérios municipais não é diferente. Tanto que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) emitiu uma nota técnica com os devidos ordenamentos a serem seguidos.

Para aqueles que planejam visitar entes ou amigos próximos que faleceram, fique atento às principais normas de circulação nos ambientes a seguir:

  • O horário de funcionamento será estendido até o final da próxima segunda-feira (02), dia do feriado, e seguirá das 07h às 19h;
  • Todas as visitações terão uma quantidade máxima de pessoas e a permanência não poderá ultrapassar os 30 minutos;
  • A entrada e saída dos locais também serão monitorados, a fim de evitar aglomerações nas portas;
  • Nenhuma celebração religiosa terá permissão para acontecer e nenhuma atividade comercial ambulante poderá funcionar, a não ser que respeite o distanciamento de 100 metros de cada portão de acesso ou saída;
  • As demais recomendações são baseadas no decreto do dia 15 de outubro, que permitiu a realização de eventos na cidade. Uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de dois metros são alguns exemplos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade