PublicidadePublicidade

“Só existe nos EUA”, adianta Caiado sobre projeto que está sendo implementado em Anápolis

Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária vai ser instalado no Centro de Convenções

Da Redação Da Redação -
(Foto: Divulgação)

Em Brasília, o governador Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu na última terça-feira (26) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para discutir os próximos passos para a criação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF) em Anápolis.

O Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação será assinado no dia 15 de julho durante evento na cidade. “Será a planta mais estruturada da América Latina. Algo semelhante só existe nos Estados Unidos”, destacou Caiado.

Com foco na tecnologia e inovação, o complexo funcionará no Centro de Convenções e deve contar com recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A verba será aplicada na implantação e manutenção da estrutura, que poderá atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.

PublicidadePublicidade

Caiado destacou que o espaço oferecerá o progresso do setor e a formação de profissionais especializados a partir de parcerias futuras, inclusive junto a unidades de ensino superior e pesquisas. “A Universidade Estadual de Goiás (UEG), e outras instituições, poderão expandir o apoio com a construção de laboratórios para desenvolver técnicas sofisticadas. Vai atender toda demanda de vagões, locomotivas, trilhos, dormentes”, informa.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade